Rick Garcia
Diretor comercial
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Case MVRK 360: comunicação integrada 360 para Agree

Integrar a comunicação de uma empresa sempre é um desafio. Porém, quando temos um processo bem estabelecido e a maturidade da companhia é alta, tudo fica mais fácil. É o que aconteceu com a Agree, especializada na captação de recursos financeiros para o agronegócio. Com 15 anos de experiência no mercado, mais de 20 instituições parceiras e personalização de soluções, as sócias-fundadoras da companhia souberam percorrer muito bem o caminho para obter um ótimo resultado, começando pelo rebranding completo da marca.

Rebranding

Para a Agree, refizemos o branding total, mantendo somente o nome da empresa: planejamento estratégico, plataforma de marca, posicionamento, logotipo, eixo narrativo, eixo visual, materiais gráficos e aplicação de todas as etapas destes processos, além de uma completa imersão no cliente.

O projeto foi muito estratégico, com pesquisas aprofundadas de mercado, inclusive de Net Promoter Score (NPS). Esse é um grande diferencial da MAVERICK quando falamos em criação de marcas. Fizemos esta análise diretamente com os clientes da Agree e também com o público em potencial, além de um estudo extenso de mercado e de concorrentes. 

Com todo o processo chegamos em alguns parâmetros, entre eles a questão do contato: uma instituição financeira se torna um pouco mais fria por natureza e era exatamente isso que a companhia não queria. A Agree tem esse contato próximo, o acompanhamento, eles conectam o passado com o futuro, sentindo realmente as necessidades de cada consumidor. Por isso, trabalhamos também os conceitos de proximidade, transparência, expertise, clareza e o olho no olho.

Através desta base desenvolvemos as matrizes, tanto visuais quanto conceituais. Fizemos uma pesquisa de concorrentes, analisamos os aspectos e buscamos uma diferenciação. Falando em cores, puxamos um tom de verde e amarelo sem descaracterizar a empresa. 

A questão conceitual também foi amplamente estudada e chegamos em um posicionamento customer centric, onde o cliente está no centro de tudo, o que é uma abordagem diferente do mercado atual, que é mais voltado para o produto. Tendo em vista toda essa questão de contato, colocamos o cliente no centro do planejamento estratégico. Esta é uma posição que iria permear todas as atitudes da Agree dali em diante. Ao contrário do customer focus, que é olhar para o consumidor com os olhos da empresa, na estratégia que adotamos olhamos para a empresa com os olhos do cliente. Desta forma chegamos no slogan: “Nossa experiência transforma a sua”.

Nosso designer especialista na área, Ariel Marcos, conta que a experiência foi desafiadora e imersiva. “O briefing com o cliente foi bastante profundo e o processo foi bem fluido. Um desafio bem grande que tivemos foi criar a diferenciação e uma personalidade forte para a marca, traduzindo isso na identidade renovada. Ao mesmo tempo, precisávamos manter um pouco da essência da marca original. Conseguimos um resultado muito bom, o processo de branding completo tem muitos passos e muito estudo”.

Por falar em análise, como sócio-diretor da agência que, inclusive, participou do processo da Agree, posso afirmar que conseguimos entender e traduzir as necessidades deste cliente. Antes o logotipo era somente uma folha, que conversava com o setor de agronegócio, mas também com diversos outros: sustentabilidade, meio ambiente, de produção agrícola e etc. Realmente faltava o aspecto econômico ali, com elementos que refletissem a questão financeira. Acrescentamos o necessário, demos toda a profundidade que a marca precisava e o estudo, que se transformou em uma completa plataforma de marca, foi essencial para as aplicações em tudo o que fizemos e nos materiais que continuamos desenvolvendo.

Aplicações e materiais

O coordenador de design, Bruno Fernando, conta também como foi atuar no projeto da Agree. “No começo foi bem desafiador entender os processos e quais eram os diferenciais, como funciona essa facilitação de crédito e as operações que eles fazem entre cliente e banco. Depois passamos para a compreensão do que gostariam de manter da identidade anterior e o que queriam trocar, além do estudo aprofundado de conceitos. Buscamos trazer um design mais minimalista, combinando com o conceito de facilitadora da Agree. No símbolo, o que diferenciou foi o gráfico de crescimento, que dá a ideia de monetização”, explica. 

O especialista ainda ressalta que a estrutura do branding auxilia muito no desdobramento e confecção dos materiais gráficos, de redes sociais e também nas aplicações de layout do website, que a MAVERICK 360 reformulou por completo. “As cores, texturas, padrões e estudo trouxeram essa composição rica que a gente tem hoje para o eixo visual. Nós conseguimos desdobrá-la em mil e um padrões sem perder a essência de toda essa identidade. Essa versatilidade é fundamental para a macra”. Bruno também lembra que todo o rebranding acompanhou um processo de evolução da Agree e todos os materiais desenvolvidos para a marca foram complementos deste processo de mudança.

Website, redes sociais, comunicação integrada e assessoria

O nosso processo de confecção de um website é bem definido e um case de sucesso por si só perante aos clientes: partimos sempre da estrutura, vamos para o conteúdo textual, depois passamos para o layout e, por fim, a programação. Ainda, depois da entrega, passamos por um período de controle de qualidade e ajustes finais. 

Nossa coordenadora de redação, Jéssica Ramiro, reafirma a importância da construção do eixo narrativo na etapa de branding para o sucesso absoluto da produção de conteúdo. “Como tínhamos o eixo narrativo pronto, ficou muito mais fácil entender quais eram os objetivos, o público, o tom de voz, a forma de apresentação, a persona e muitos outros pontos cruciais”. 

Na parte visual do website, Bruno explica que além de toda a unificação da comunicação, era necessário alinhar o discurso e o layout ao eixo verbal e visual da marca. “Refizemos o site do zero, dessa vez alinhado ao branding. Com respaldo em muitas informações, trouxemos os principais pontos, experiência, valores. Por fim, trabalhamos nas redes a criação de padrões e o design sempre vai alinhando com toda essa comunicação integrada da Agree”, finaliza.

Quando entramos no serviço de assessoria de imprensa, que foi a ponta final do trabalho e iniciou há pouco tempo, a jornalista e gerente da agência, Guta Bolzan, conta um pouco sobre o processo: “já tivemos resultados expressivos, mas é um desafio posicionar o cliente em um mercado que é tão concorrido, pois temos muitos players e porta-vozes de peso no segmento, mas estamos tendo sucesso e conseguindo pontos de entrada na mídia bem interessantes.”

Um ponto em comum durante todo o processo, que Jéssica ressaltou, é que a expertise da MAVERICK em nichos complexos e regulamentados ajuda muito, “pois já temos uma base de como as coisas acontecem, através de pesquisa, aprofundamento e compreensão dos temas em alta do setor, e isso resulta em um ótimo planejamento. Temos alguns conteúdos fixos nas redes sociais: notícias do agro, por dentro do mercado, posts específicos para o LinkedIn das porta-vozes… Conteúdos estruturados para fomentar a autoridade da Agree”, afirma.

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AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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