Já falamos deste case de sucesso, mas acabamos de finalizar mais um Relatório Anual (RA) da Fundação do Banco do Brasil, desta vez o do ano de 2023 e não podíamos deixar de apresentar o resultado por aqui.
Planejar e executar este projeto anualmente é um desafio extremamente gratificante para toda a equipe. Por mais que já estejamos habituados – pois a parceria já dura quatro anos – sempre aprendemos e evoluímos com o processo. Guta Bolzan, jornalista e gerente da MAVERICK 360 atua na revisão e gerenciamento do RA e comenta que “a revisão é desafiadora pelo tipo de conteúdo, que é denso e complexo. Neste ano, inclusive, tivemos mais texto do que nos períodos anteriores”.
A expertise no que diz respeito a cada uma das etapas está diretamente ligada ao formato de trabalho da agência: aqui temos profissionais especialistas em cada parte do desenvolvimento de um projeto. Por isso, nossa equipe de redação é composta por jornalistas, publicitários e tradutores, e é extremamente acostumada a trabalhar com textos complexos e de áreas regulamentadas. Guta ainda ressalta que, além do desafio da revisão sem reescrita, o gerenciamento das diversas etapas que precisam caminhar em sincronia também exige organização.
Uma etapa importantíssima que anda em paralelo com a revisão de todo o conteúdo é a tradução. O site, neste ano, foi feito em português somente, mas temos o .pdf do documento que precisa ser realizado também na língua inglesa. Para isso, temos tradutores especialistas em textos de alta complexidade.
Vinicius Palmonari, professor e tradutor responsável pelo RA, exalta a importância social do Relatório e da instituição. “É um trabalho bastante desafiador e agregador, pois é parte de um todo. E é especial por conta da importância social. Quando falamos do terceiro setor, sempre abordamos questões muito relevantes para a estrutura social como um todo e acabamos nos envolvendo e conhecendo novas iniciativas socioambientais e educacionais que permeiam as ações da Fundação do BB”.
Layout
Após a parte textual do Relatório, partimos para o visual que é onde temos mais esforço de trabalho e horas da equipe. Bruno Fernando, designer e coordenador da área, explica que, como em todos os anos anteriores, a principal preocupação é aliar o visual com a experiência final do usuário. “Procuramos trazer um layout fluído, que proporcione uma navegação fácil e rápida, com quebras de blocos, imagens intercalando entre os textos para não deixar o material maçante, novas ilustrações seguindo a identidade visual, etc. Este ano tivemos mais texto, então o trabalho de criação teve que se atentar mais a estes pontos”, detalha o profissional.
Para deixar o resultado ainda mais dinâmico, utilizamos recursos pensados em quem acessa o RA, como opções de abrir e recolher blocos de algumas páginas. Bruno também comemora o aprendizado com a confecção, “além da adaptação para arquivo .pdf que é necessária, anualmente evoluímos e mudamos, trazendo melhoras e aprendizados a cada novo ano, fazendo diferente do anterior e cada um deles tem sua particularidade”.
Programação
Após a criação das artes e montagem do layout, temos a etapa de programação. Aqui na MAVERICK 360 trabalhamos com as mais diversas plataformas, mas para este tipo de website sempre optamos pela construção no Webflow, que é altamente responsivo, tem um desenvolvimento simplificado e garante uma adaptação impecável aos mais variados dispositivos.
“O site da Fundação é bem desafiador, tem um volume grande de páginas e utilização de muitos recursos de programação. Iniciamos com uma base e a partir dela programamos as outras, com várias gravuras e desenhos, páginas que exigem código em Javascript, quadros que se expandem, testes e aplicações. É um projeto que demanda bastante, mas muito gratificante”, afirma Eric Lima, desenvolvedor e programador na MAVERICK 360.
Por último mas não menos importante, temos um ponto que permeia todo o projeto e também o trabalho da agência: o comprometimento de todos os envolvidos não só com a qualidade e o prazo de entrega, mas também com a confidencialidade e o tratamento de dados e informações. Por se tratar de uma prestação de contas, esse cuidado tem que ser redobrado, para que não haja qualquer tipo de vazamento.
A MAVERICK 360 é especialista em projetos de alta complexidade e de setores regulamentados, como terceiro setor, jurídico, saúde e financeiro. Além da Fundação BB, trabalhamos com instituições bancárias, escritórios jurídicos, indústrias e diversas outras empresas das mais variadas áreas. Ser 360 faz parte da nossa cultura!
Quer saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e entre em contato!