Rick Garcia
Diretor comercial
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Falar com nosso time

Case de sucesso MVRK 360: rede de franquias lisô.laser

Você já parou para pensar sobre como é definir, do zero, a comunicação de uma marca? E mais do que isso: não apenas de uma marca, mas de uma empresa que já nasceu com o propósito de expandir e ser uma rede de franquias?

São muitos os desafios envolvidos no início de um projeto como esse, entre os quais destaco dois: 1) é preciso definir o tom de voz com muita assertividade, pois estamos criando uma identidade verbal nova que vai se comunicar com pessoas que ainda não são clientes da marca e que precisam não só conhecê-la, mas também identificar-se com ela; 2) o key visual (KV) precisa ter direcionamentos claros e, principalmente, ser facilmente replicado por todas as lojas, visto que, no modelo de franquias, a comunicação de diferentes lojas nem sempre é totalmente centralizada.

E esse foi o caso da lisô.laser, franqueadora de clínicas depilação a laser que nasceu em Balneário Camboriú (SC). Aqui na MAVERICK 360 nós fomos responsáveis por desenvolver o KV da marca e, também, por definir o tom de voz da empresa nas redes sociais, além da comunicação da clínica-piloto da franquia. Eu conto um pouquinho mais desse início abaixo.

Identidade visual


Como mencionei acima, a grande questão aqui era criar uma identidade que pudesse ser facilmente replicada em outras lojas e que mantivesse, ainda assim, a unidade visual da rede de franquias.

A primeira questão enfrentada pelo time da MAVERICK 360 foi o redesenho: a marca já tinha desenvolvido uma ID, mas, embora gostasse da ideia, não tinha gostado muito do resultado final. Após muita análise e pesquisas de benchmarking, nós propusemos uma paleta de cores mais moderna, com cores mais vivas e que refletissem a identidade audiência da lisô.laser. “Isso com certeza permitiu que, depois, a gente conseguisse fazer mudanças na identidade da marca sem perder a essência dela. Dessa forma foi possível criar campanhas específicas para a Black Friday e a Páscoa, por exemplo”, conta Bruno Fernando, coordenador de design da agência e responsável pela direção de arte do projeto.

Outra questão desafiadora no início era a busca por imagens que tivessem representatividade e gerassem identificação com o público pretendido pela lisô. No início, os bancos de imagem traziam, em sua maioria, fotos de modelos com poucas características realmente brasileiras e precisamos ter bastante cuidado para definir o que realmente funcionava e o que não na comunicação da marca. “Nós ficamos bastante tempo com esse cliente e, aos poucos, os bancos também foram evoluindo e trazendo imagens mais abrasileiradas”, afirma o coordenador.

Produção de conteúdo


Para a lisô, nós produzimos diversos materiais: site, blogposts, newsletters, e-book e conteúdos pras redes sociais. A produção de conteúdo foi bastante desafiadora, pois o posicionamento da marca era o de ser leve e ter uma linguagem mais acessível e engraçada, como se fosse uma amiga próxima do consumidor. “Aqui sempre foi preciso ter muito cuidado e atenção, pois há uma linha tênue entre a comunicação descontraída e a escrachada”, afirma Fabíola Cottet, sócia-diretora da MAVERICK 360.

Além disso, a produção de conteúdos era intensa, com um alto volume semanal e muitas datas de varejo que precisavam ser contempladas. “Eu lia muito sobre depilação a laser e precisei estar imersa no universo do cliente para conseguir trazer conteúdos que fossem interessantes e que não fossem repetitivos”, relembra Jéssica Ramiro, coordenadora de redação e uma das redatoras responsáveis pelos conteúdos do projeto. A jornalista também conta que era preciso entender não só a marca, mas ter um amplo conhecimento sobre os clientes almejados. “Só assim era possível criar conteúdos que realmente fossem próximos e conversassem com a audiência”, conta.

Conseguir unir todas essas pontas, sem dúvida, foi crucial para o sucesso do negócio, pois permitiu que, desde o início, a lisô se comunicasse de forma efetiva com o seu público-alvo e já iniciasse a operação com o seu propósito muito claro e estabelecido. Hoje, a empresa totaliza mais de 25 unidades e está presente em 11 estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A MAVERICK 360 está pronta para atender projetos que demandam alta expertise e excelência.  Quer saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e entre em contato.

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

Cadastre-se ao lado em nossa newsletter e receba conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado

QUER UMA PROPOSTA?