Rick Garcia
Diretor comercial
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Tráfego pago: uma estratégia eficiente para crescer online

Já ouviu falar em tráfego pago? Esta estratégia é muito utilizada para atrair leads e visitantes para os canais online de uma empresa, gerando autoridade, reconhecimento de marca, construção de lista de contatos e, ainda mais importante, engajamento e conversões. Ao longo deste artigo explicamos diversos pontos do impulsionamento digital, confira abaixo!

Guia de conteúdos

  • O que é tráfego pago?
  • Por que investir em tráfego pago?
  • Tipos de campanha no tráfego pago
  • Estratégias para maximizar o ROI no tráfego pago
  • Tráfego pago x Tráfego orgânico
  • Conclusão

O que é tráfego pago?

Como o nome já diz, a estratégia nada mais é do que investir dinheiro em anúncios nas mais variadas plataformas como Google, Meta, LinkedIn, TikTok, Pinterest e outras, com o intuito de atrair visitantes, engajamento e vendas para a sua página ou rede social. A empresa ou pessoa paga um valor determinado aos meios que, em troca, vão exibir seus canais ou campanhas ao maior número de pessoas possível dentro do orçamento, segmentação e planejamento traçado.

Por que investir em tráfego pago?

Colocar recursos em estratégias de anúncios é algo benéfico, seja para melhorar o branding da sua empresa, gerar engajamento para as redes, aumentar a quantidade de leads ou melhorar (e muito) a sua taxa de conversão. O tráfego pago, que deve ser inserido dentro de um planejamento estratégico pode, inclusive, fazer parte das ações e processos de Growth Hacking da companhia. 

Porém, as vantagens da performance paga não param por aí:

  • Geração rápida de leads qualificados: os resultados são, em sua imensa maioria, mais rápidos que a maior parte de outras ações de marketing, sejam elas digitais ou não. Aqui vale a regra majoritária da publicidade, porém com um adendo: quanto mais você investe, maiores são os seus resultados e menor é o tempo para atingi-los. Se o valor aplicado nos anúncios for baixo, o número de leads provavelmente será menor e teremos um espaço de tempo maior para chegar ao objetivo.
  • Maior visibilidade e chance de conversão: aqui vale a máxima do “quem não é visto, não é lembrado”. Ou seja, quanto maior o número de pessoas que a marca atinge com o tráfego pago, mais elevada será a taxa de conversão. Além disso, um benefício extra é o aumento no número de pessoas que reconhecem e lembram da marca.
  • Controle de segmentação e alcance: com um planejamento estratégico bem feito, conseguimos controlar e gerar dados e números valiosos para a evolução das campanhas de tráfego pago. Sempre falamos que, na MAVERICK 360 não existe sorte. O que temos é planejamento, plano de ação e execução. Com o nosso diagnóstico personalizado, além de um caminho muito bem traçado, temos um acompanhamento com otimizações eficientes para atingirmos, da maneira mais assertiva possível, o resultado esperado.
  • Flexibilidade e monitoramento: é possível adaptar e otimizar as campanhas do tráfego pago de forma a suprir necessidades momentâneas e sazonais da empresa, como por exemplo uma data especial no comércio ou um período específico de pico de vendas de determinado produto ou serviço. Além disso, uma boa equipe de marketing digital sempre trabalha com análise de dados. As campanhas são passíveis de um monitoramento analítico e detalhado onde, a partir dos números coletados, podemos mudar a rota ou realizar adaptações necessárias, além de termos uma boa fonte de informação para consultas futuras.


Tipos de campanhas no tráfego pago

Entre as plataformas mais comuns e utilizadas podemos citar o Google Ads (para todos os canais do Google, inclusive YouTube), Meta Ads (Facebook, Instagram e WhatsApp), LinkedIn Ads e outras que podem complementar a estratégia. Mas atenção: sua empresa não precisa estar presente em todas as plataformas e nem investir em tráfego pago em todas elas. Vamos a um exemplo prático: não faz sentido para uma empresa de tradução, por exemplo, ter um perfil ativo e anunciar no Pinterest, não é mesmo?

Por esse motivo a importância do planejamento estratégico assertivo e a expertise de um time de especialistas para diagnosticar a necessidade e oferecer a melhor solução para o seu negócio. Abaixo explicamos mais sobre cada uma das principais plataformas, confira!

  • Google Ads: é uma das plataformas mais utilizadas para tráfego pago. Nela as campanhas são exibidas no topo das buscas do Google (o famoso “patrocinado”) em redes de display, shopping ou sites parceiros da plataforma. O Google oferece um suporte eficiente e uma série de possibilidades, como a realização de testes A-B, boas opções de segmentação e, especificamente, atinge um público que está pesquisando o produto, serviço, ou tema. Ou seja, acabamos tendo um bom nível de qualificação.
  • Meta Ads: agrupa Facebook, Instagram e algumas possibilidades de integração com o WhatsApp. A ferramenta, neste caso, exibe os anúncios nas redes sociais dos usuários levando em consideração uma série de fatores como gênero, idade, status de relacionamento, profissão, interesses, etc. Por meio do Meta você pode fazer anúncios específicos para o Facebook, direcioná-los somente para o Instagram ou, ainda, utilizar como alvo as duas redes sociais para a mesma campanha.
  • LinkedIn Ads: a rede social tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos. Prova disso são dados da Microsoft que fez um levantamento e constatou que, em 2024, a plataforma atingiu um marco histórico no Brasil, alcançando 75 milhões de usuários ativos. Para se ter uma ideia, esse número representa mais de 60% da força de trabalho nacional.

O investimento no LinkedIn precisa ser maior do que no Google e Meta, mas ele possui um alto nível de segmentação de público (como nenhuma outra plataforma), empresas e gestores, o que se mostra muito vantajoso nas campanhas que realizamos aqui na MAVERICK 360 para negócios que possuem objetivos diferenciados. 


Estratégias para maximiz
ar o ROI no tráfego pago

Quando falamos em qualquer ação de marketing e comunicação, o planejamento estratégico se faz mais que necessário em todas elas. Mais ainda se estamos traçando objetivos de tráfego pago, que envolvem investimentos e ações assertivas e rápidas para a evolução das campanhas.

Aos clientes da MAVERICK 360 oferecemos monitoramento contínuo e otimização em tempo real dos anúncios para garantir que eles tragam os melhores resultados possíveis. E lembre-se sempre que um diagnóstico feito por especialistas é um ponto crucial para o sucesso: sua empresa não precisa estar em todas as plataformas e, mais ainda, anunciar em todas elas. Definir e segmentar muito bem o público é essencial para não “perder dinheiro” e faz com que a inteligência artificial das ferramentas de cada uma das redes tenha sua curva de aprendizado otimizada, atingindo objetivos de maneira mais rápida e efetiva.

Outro ponto importante é que, embora o tráfego pago traga resultados de forma mais rápida, ele não é milagroso. Caso a sua empresa nunca tenha anunciado, por exemplo, precisamos aquecer as automações das próprias redes para, posteriormente, trazer melhores resultados.

Para aumentar sempre o retorno, é necessário trabalhar com monitoramento contínuo, otimização, testes A-B, automação, definição clara de objetivos, conhecimento aprofundado do público-alvo, passar uma mensagem direta e simples, manter a identidade visual da empresa e o tom de voz em todas as peças e comunicações, call to action (CTA) atrativo, website ou landing page de captura bastante funcional e, por fim, análise de resultados e implementação de melhorias.

Tráfego pago x Tráfego orgânico 

Já falamos bastante no blog sobre comunicação integrada, mas não custa lembrar: uma ação de marketing nunca vai anular a outra ou fazer com que ela perca sua importância. Elas sempre se complementam. Para uma estratégia digital completa, as duas frentes são muito importantes, tanto o tráfego pago, como ações orgânicas com base em Search Engine Optimization (SEO).

A principal diferença entre as frentes é a maneira como os visitantes chegam à página da empresa. O tráfego pago é gerado por anúncios que envolvem investimentos financeiros diretos em publicidade. Ele é a melhor opção para resultados mais rápidos. Porém, caso as campanhas sejam pausadas, por exemplo, os leads também param. A geração de cliques só é constante se o investimento também for.

Já em termos de orgânico, os interessados chegam ao seu site sem clicar em anúncios, o que significa que não é necessário pagamentos para plataformas de Ads (como o Google e Meta, por exemplo). Neste caso, ele é ideal para construir uma autoridade da marca com presença online duradoura e sólida. Vale ressaltar que as estratégias, que envolvem postagens frequentes nas redes sociais, construção e fortalecimento do branding da empresa, SEO, inbound e outras ações, são pensadas e planejadas para um resultado a longo prazo.

Conclusão

A chave para o sucesso está em equilibrar estas duas frentes com objetivos bem definidos e fazer com que uma ajude a outra a chegar aos patamares desejados: aparecer nas primeiras páginas do Google de forma orgânica, ter um conteúdo robusto – de acordo com as boas práticas de SEO –, manter o site sempre atualizado com conteúdos de blog que tragam informações que agreguem ao público-alvo, monitoramento e manutenção do website e campanhas, dentre muitas outras ações fazem toda a diferença no crescimento da sua marca ou empresa.

E aqui na MAVERICK 360 planejamos as campanhas de tráfego pago da sua empresa para que ela decole e alcance recordes de venda. Quer saber como? Entre em contato conosco por meio do link e agende uma consultoria inicial completamente gratuita. 

AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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