O público-alvo, também conhecido como target, é o grupo de potenciais compradores com características similares para os quais a marca ou a empresa deve direcionar as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.
A ideia é que, para definir melhor quem são essas pessoas, seja realizado um levantamento de informações como:
- Gênero;
- Idade;
- Formação;
- Classe social;
- Localização;
- Estado civil;
- Profissão;
- Hábitos de consumo.
A partir desta análise, é possível guiar melhor os esforços de marketing e facilitar as vendas, tornando-as mais eficientes. Entre outros benefícios, posso destacar a comunicação mais assertiva com o público, um diferencial diante da concorrência e a criação de campanhas e canais mais efetivos.
Digamos que eu faça uma pesquisa para definir o público-alvo de uma loja de roupas femininas. Abaixo, eu trouxe um exemplo de como esse consumidor seria catalogado para futuras ações:
- Mulheres, faixa etária de 30 a 45 anos, superior completo, classe B, renda mensal entre R$ 5 mil e R$ 12 mil, residentes de São Paulo e com grande interesse por tendências de moda.
A segmentação deste público é tão importante quanto a criação do nome e da identidade da marca. Desconsiderar essa ferramenta fará com que os resultados dependam exclusivamente do acaso.
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