Rick Garcia
Diretor comercial
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Preciso de uma assessoria de imprensa?

A resposta é: se você quer virar fonte de de informação e referência para o seu público e comunidade, na área em que atua, sim. E acredite, isso faz toda a diferença para o seu negócio e vamos explicar o motivo.


Pense na seguinte situação: você está querendo ir a um laboratório de análises clínicas realizar um exame. Por nome, você conhece vários e seu médico te indica mais alguns. Além disso, você passa toda manhã por um caminho que mostra outdoors e é atingido por aquelas publicidades. Porém, antes de marcar seu horário, você está assistindo o jornal de notícias a noite e vê uma matéria onde são entrevistadas três pessoas de um laboratório: um infectologista, o médico responsável e mais um técnico falando a respeito da estrutura e instalações. Invariavelmente, você vai associar a imagem deste laboratório a prestígio e tradição e, mais ainda, vai marcar o seu exame nele.


E o que o laboratório gastou para aparecer na mídia em pleno horário nobre do telejornal, com o entrevistado sendo especialista no assunto? Muito pouco. Sabemos que anúncios em qualquer meio de comunicação custam uma significativa quantia em dinheiro e serão sempre isso: anúncios. Ou seja, o público sabe que é pago. Porém a história muda quando se tem uma assessoria de imprensa. E é exatamente isso que o laboratório fictício, usado no exemplo anterior, tinha.


A assessoria de imprensa nada mais é do que o relacionamento da sua empresa com a mídia. Ela vai, a partir de um briefing, reuniões e entrevistas, descobrir tudo o que pode e deve virar notícia dentro do seu negócio: lançamentos, eventos, especialistas que serão indicados como fonte, produtos, encontros e oportunidades.


Com releases, artigos, notas, convites e sugestões de pauta prontos, os jornalistas locais, nacionais ou internacionais, dependendo da ocasião, são munidos com estas informações, que são enviadas pelos mais diversos meios: email, mala direta, follow up telefônico, encontro de aproximação, dentre outros. Ok, a pergunta que você está se fazendo é: como ter certeza de que essas notícias serão publicadas? Não temos.


O que acontece é que, os assessores de imprensa também são, antes de tudo, jornalistas. Com isso conseguimos saber o que é notícia e interessa ao veículo de comunicação ou profissional e o que não vale a tentativa. Por isso, uma boa equipe de assessoria de imprensa pode dar um resultado muito significativo para o seu negócio. O retorno pode ser muito maior do que você imagina e, acredite, o investimento é rapidamente recuperado. Melhor ainda, a população, seus clientes e seu público vão confiar mais em que tipo de comunicação: um anúncio em uma página de uma revista ou ler uma matéria e encontrar o nome da sua empresa, ou até mesmo o seu, como fonte? Garantimos que é a segunda opção.


Na MAVERICK a assessoria de imprensa é feita por jornalistas especializados. Além disso, a mentora que coordena a área possui mais de dez anos de expertise no assunto, tendo atendido clientes nacionais e internacionais, além de sermos especialistas em gestão de crise.


Fabíola Cottet

Sócia-diretora da MAVERICK

AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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