A produção de um bom conteúdo não garante sucesso na divulgação do trabalho de assessoria de imprensa. Assim como em outras áreas, a tecnologia transformou a rotina, mas um elemento continua sendo indispensável e determinante para alcançar bons resultados. O follow-up – expressão em inglês que significa acompanhar ou fazer o acompanhamento de algo, é uma etapa crucial na execução desta atividade. Mais do que isso, quando bem feito, pode atrair visibilidade para a pauta e tornar o cliente referência em seu segmento.
As estratégias de relacionamento também se adaptaram ao ambiente digital. O que antes dependia de contatos pessoais, telefonemas e correspondências físicas, agora, conta com diversas ferramentas que facilitam a comunicação. Contudo, com a grande quantidade de estímulos e conteúdos divulgados, a concorrência também cresceu e tornou o acompanhamento ainda mais urgente e necessário.
Com a inovação, também surgiram algumas desvantagens, entre elas a falta de contato direto com os jornalistas. O que pode ser um desafio da assessoria de imprensa na atualidade. Com o uso de plataformas como o WhatsApp, muitos profissionais não atendem mais aos telefonemas – que continuam sendo primordiais. Mas então, de que forma podemos realizar o acompanhamento? A verdade é que os principais ingredientes dessa receita continuam os mesmos. Aqui vão algumas dicas para um follow-up efetivo:
Conheça o seu mailing
Prepare-se bem! Antes de começar, realize uma pesquisa sobre os jornalistas que fazem parte do mailing em cada editoria. Investigue os veículos e descubra quais temas realmente interessam para eles. Se ainda não conhece os profissionais, informe-se em plataformas de disparo ou grupos de WhatsApp. Com essas informações, personalize a sua mensagem para despertar a curiosidade e aumentar as chances de ser notado.
Escolha a melhor abordagem
Com tantas formas de contato disponíveis, avalie qual é a ideal para cada jornalista. Nas plataformas de disparo de releases, é possível verificar quais disponibilizam e-mails, telefones ou WhatsApp. Se o profissional informar o telefone, ligue sem medo! Defina o melhor momento, prefira o período comercial e considere possíveis prazos de fechamento das redações para ser efetivo. Conversar diretamente ainda é a melhor opção.
Faça o contato
Com centenas de e-mails chegando às suas caixas de entrada das redações, faça o primeiro contato, seja cordial e direto. Não deixe que um release importante passe despercebido, o follow-up atua também como um lembrete, aumentando a probabilidade de que o material seja analisado. Lembre-se, o acompanhamento demanda tempo para a sua execução, por isso, separe um período da sua agenda para a realização dos contatos todos os dias e registre os retornos.
Ofereça exclusividade
Que tal oferecer o conteúdo em primeira mão para um veículo importante? Desenvolva a estratégia e, se for pertinente, ofereça ao jornalista preferência em relação aos demais. Antes de disparar o release à base, negocie e conquiste mais espaço com garantia de publicação em troca da exclusividade.
Crie relacionamento
Pode parecer óbvio, mas criar um bom relacionamento com os jornalistas é essencial. Conquistar parceiros pode facilitar o trabalho do assessor de imprensa, manter um contato constante e respeitoso contribui para desenvolver uma relação mais sólida e de confiança. Essa proximidade poderá, inclusive, gerar novas oportunidades que não estavam planejadas como, por exemplo, ser procurado para fornecer o cliente como sugestão de fonte em outras matérias.
Seja persistente
Insista, mas não seja chato! Lembre-se que os jornalistas são acionados o tempo todo por diversos assessores. Tenha paciência, aguarde o retorno, mas realize um novo contato se necessário. Porém, o bom senso é fundamental para não desgastar a relação com a imprensa. Com cautela, não exagere na quantidade de contatos, se for considerado inconveniente, pode acabar prejudicando a divulgação.