Rick Garcia
Diretor comercial
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O que você quer dizer sobre sua empresa no ano que vem?

Fim de ano chegando, pensamento automaticamente focado em resolver pendências e iniciar bem a próxima fase, planejando os próximos 12 meses. Em 2024, pela primeira vez vou testar algo que aprendi com um ex-chefe, que anualmente faz um exercício de idealizar uma manchete sobre a sua vida no futuro. 

Basicamente, a ideia é refletir sobre o que você gostaria de ler ou dizer sobre si e sobre sua empresa ou carreira. Após definir mentalmente essa manchete, você deve investir nas ações que de fato levariam ao objetivo traçado. Então, por exemplo, se a frase dos sonhos for “Empresa cresce 100% e abre três unidades”, vire a mente e planeje os esforços necessários para isso.  

Lembrei disso há alguns dias quando conheci uma empreendedora muito talentosa. Há cerca de 20 anos ela trabalha se especializando na área de bem-estar, saúde mental e corporal. Junto com uma sócia, ela construiu um legado interessante e está expandindo seu trabalho, mas sente que o alcance é restrito. “Para 2024 queremos dar um passo a mais e estar na mídia, para ajudar na nossa autoridade e credibilidade”, comentou.

Veja bem: ela já tinha as duas chancelas. Ao longo de duas décadas na área, a empresa dela cresceu, criou presença digital, lançou um livro, formou pessoas, fez eventos presenciais e virtuais, conquistou respeito no segmento. No entanto, apenas dentro de um público restrito e com crescimento sim, mas lento. Faltava algo mais.

Conversa vai, conversa vem, comentei que trabalho com assessoria de imprensa e que ela deveria investir nisso. Afinal, ela já tinha uma boa história pra contar, muito conteúdo, bons personagens para indicar, timing perfeito (quem não busca equilíbrio entre mente e corpo hoje?) e porta-vozes com anos de bagagem em negócios e parcerias. Ela concordou e disse que isso estava na grande meta de 2024. 

Que bom. Fiquei empolgada de antemão pela certeza de que isso faria diferença nos negócios dela. 

Acredito que toda empresa tem potencial para estar na mídia em algum momento. Com trajetória, novidades, personagens, fonte de informação e/ou inspiração. Encontrar o momento para investir pode ser difícil frente aos desafios intrínsecos de todo empreendedor, mas precisa estar no planejamento de alguma forma. 

O trabalho estratégico de uma boa assessoria de imprensa é um divisor de águas para os negócios. Aparecer na mídia traz um algo a mais que, apesar de possível de valorar financeiramente, tem um valor ainda maior e incalculável: a reputação. Ter voz na imprensa, pela relevância do que você tem a dizer, é a chancela que muda tudo.

Desde quando conversei com essa empreendedora e lembrei do que meu ex-chefe disse, tenho pensado muito nisso. O que eu quero que seja verdade sobre mim e minha carreira no futuro? No momento, estou projetando “Jéssica finalmente conseguiu equilibrar o uso do cartão de crédito”, mas vou refletir um pouco mais, rs.

Faça esse exercício. Imagine o que você quer que seja verdade sobre você ou seu negócio em 2024. Quem sabe em novembro do ano que vem você estará postando nas suas redes: “Minha empresa virou notícia e estou recebendo muitos pedidos. Leia a matéria aqui.”

Aproveite essa época de planejamento e considere ter o suporte de uma assessoria de imprensa. Seu negócio pode já existir há um, cinco, nove, 14 ou 20 anos, e talvez só falte mais gente saber disso. 

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AUTOR DO TEXTO:
Jéssica Oliveira
Assessora de imprensa | Jornalista
Jéssica é jornalista com experiência em produção de conteúdo em redações, projetos multiplataformas e mercado corporativo.

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