Quando contratamos um serviço, via de regra, esperamos tirar demandas das nossas mãos, apenas receber pronto o que foi acordado.
No entanto, há prestações de serviço que exigem uma parceria no dia a dia, com fluxo de colaboração que precisa ser respeitado. Um desses serviços é o da assessoria de imprensa.
Ter o suporte de uma agência especializada e preparada para levar sua empresa a outro patamar faz parte do plano de crescimento de todos, senão da maioria dos negócios. Mas entre querer isso e estar pronto para contratar uma assessoria de imprensa há uma série de fatores que precisam ser considerados.
Conversando com colegas de profissão, listei algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo antes de dar esse passo:
1. Objetivos claros + escuta aberta: você tem objetivos de comunicação e específicos que deseja alcançar? Além deles, está aberto a ouvir sugestões ou readequar a rota?
2. Inspiração + informação: sua empresa, projeto ou atividade tem uma história interessante ou fatos para serem noticiados? Você está disposto a compartilhar informações sobre o seu negócio?
3. Público-alvo + possível expansão: você conhece as pessoas com as quais deseja falar por meio da cobertura da imprensa? E está preparado para ser lido, ouvido ou assistido por pessoas que talvez não sejam seu foco, mas que podem, claro, virar seus consumidores - e também seus críticos?
4 - Exposição + agilidade: você está preparado para compreender a atenção da mídia? Isso envolve estar pronto para responder a perguntas da imprensa em prazos curtos, lidar com o aumento na visibilidade e enfrentar possíveis crises de imagem.
5. Maturidade do negócio: sua empresa ou projeto está suficientemente maduro para ir à mídia? Muitas vezes, pode ser mais eficaz esperar até que a empresa esteja mais consolidada antes de aparecer publicamente.
6. Redes sociais e presença online: sua presença digital está estruturada e alinhada com sua estratégia de imprensa? Essa solidez complementa e reforça os esforços de uma assessoria. Além disso, o histórico virtual passa credibilidade e confiança para quem busca informações.
7. Disponibilidade de tempo: por último, mas não menos importante, você tem tempo para essa parceria? A assessoria de imprensa requer, muitas vezes, a colaboração por parte da empresa, seja para fornecer informações, participar de entrevistas ou colaborar com a equipe no dia a dia.
Avaliar esses aspectos é uma etapa essencial antes de contratar uma assessoria de imprensa. Mas vale lembrar que essa não é uma fórmula 100% perfeita e que cada contexto e tamanho de empresa tem outras variáveis.
Se ao analisar esses fatores você tiver dúvidas, converse com uma agência para entender em qual momento sua empresa está e o que pode ser feito para evoluir nesse sentido.
Investir em comunicação com a imprensa é fundamental. Mas o ideal é que seja feita na hora certa.