Você sabe o que é liberdade de imprensa? E mais: sabe a importância da liberdade de imprensa para o regime democrático? Hoje é comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e, no mês passado (03 de maio), a data foi celebrada mundialmente. Esta segunda-feira, portanto, é bastante oportuna para refletirmos sobre o assunto.
A liberdade de imprensa é o cerne de uma sociedade livre e democrática. E, para que essa liberdade de fato exista, não pode haver interferência do Estado ou qualquer forma de censura. É a partir da liberdade de imprensa que estabelecemos um ambiente livre para que opiniões e ideologias possam ser manifestadas e, ao mesmo tempo, contrapostas. E é nesse ambiente, sem censura ou medo, que vemos nascer a formação do pensamento crítico.
Infelizmente, neste sentido, não há muito o que se possa celebrar por aqui. Segundo relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em comparação com 2019, os ataques a jornalistas aumentaram 105,7% em 2020. Além disso, neste ano de 2021, o Brasil entrou para a lista vermelha da liberdade de imprensa pela primeira vez, segundo levantamento da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), ocupando o 111º lugar, entre 180 países avaliados.
Historicamente, a liberdade de imprensa é reprimida em regimes ditatoriais. E, ainda que tenhamos um regime democrático, a liberdade de imprensa é constantemente ameaçada, por censuras veladas e ataques ao exercício do jornalismo.
Lutar pela liberdade de imprensa é, portanto, lutar pela democracia, pelo direito à informação e pelo compromisso com a notícia e com os fatos, de forma ética e atenta à verdade. Preservar a liberdade de imprensa é um exercício de cidadania e é, sem dúvida, um dever de todos nós, jornalistas ou não.