Nós já te mostramos aqui como avaliar se você e a sua empresa precisam de uma assessoria de imprensa. E, hoje, queremos te contar um pouco mais sobre as atribuições deste serviço, que é um dos pilares mais importantes de uma boa estratégia de comunicação.
O principal objetivo de uma assessoria de imprensa - seja ela própria ou terceirizada - é construir a credibilidade de uma empresa ou instituição. E, para que essa construção seja sólida e efetiva, o trabalho consiste em muito mais do que apenas enviar notícias positivas para os veículos de imprensa. Por isso, uma boa equipe de assessoria de imprensa atua nas seguintes frentes:
- Gerenciamento de crises: o ideal, é claro, é não ter que enfrentar uma crise. Mas, infelizmente, elas podem acontecer. Então, o melhor a fazer é estar preparado. E isso não é possível sem o apoio de um jornalista habilidoso e experiente, que possua conhecimento para traçar a melhor estratégia para a sua empresa. Crises mal enfrentadas podem ser ainda mais catastróficas para a imagem de uma corporação, impactando diretamente na sua saúde financeira - independente do porte da empresa. Nos momentos de crise, portanto, o trabalho do jornalista / assessor de imprensa é utilizar com inteligência os meios disponíveis aliados à experiência e à técnica para minimizar ao máximo quaisquer danos e evitar que falhas de comunicação ou na gestão abalem a credibilidade da marca.
- Divulgação a veículos e relacionamento com a imprensa: a construção da credibilidade passa pela percepção de valor da marca e da relevância dela para a sociedade. É um valor subjetivo - mas que gera grande impacto em qualquer negócio - e que não é possível de se atingir apenas com o investimento em publicidade. Isso acontece porque a assessoria de imprensa, com a produção de notícias e pautas, oferece informações úteis e qualificadas aos jornalistas dos veículos de imprensa - o que é interessante para os dois lados.
Porém, não basta apenas encher o e-mail dos jornalistas de sugestões de pautas. Um bom assessor de imprensa é aquele que conhece o funcionamento das redações, que sabe adaptar a linguagem a cada mídia e, principalmente, que consegue construir um bom relacionamento com pauteiros, redatores e editores. Este relacionamento se torna importante, também, nos momentos de crise, dando ao assessor a oportunidade de apresentar outros lados e ao cliente assessorado a chance de ser ouvido.
- Treinamento para porta-vozes: com uma estratégia de relacionamento e divulgação bem construída, é natural que surjam pedidos de entrevistas à imprensa. Mas, se o porta-voz não estiver bem preparado para isso, todo o trabalho pode acabar indo por água abaixo. É a assessoria de imprensa que deve orientar e treinar os porta-vozes - e esse trabalho é muito mais profundo do que simplesmente decorar um texto ou dizer o que o porta-voz deve falar. Este tipo de treinamento inclui alinhar e definir o tom da conversa, de acordo com os objetivos que devem ser atingidos, orientar o entrevistado sobre comportamento durante a entrevista e, também, prepará-lo para perguntas ou temas polêmicos - de acordo com a atuação da corporação -, caso existam. Tudo isso é mais conhecido como o famoso media training.
Aliás, está aí um bom tema para a nossa próxima conversa!
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Guta Bolzan- jornalista e assessora de imprensa da MAVERICK 360