O que é assessoria de imprensa? Como ela atua? O que faz este profissional? Bem, de maneira geral, o principal objetivo da assessoria de imprensa é fazer com que a sua empresa vire notícia e se transforme em referência no mercado em que atua.
Este processo é realizado por meio do assessor de imprensa que, na maioria dos casos, é um jornalista (relações públicas também atuam na área, mas é menos comum) que faz o trabalho de investigação, junto à empresa, verificando quais são os possíveis assuntos que podem virar notícia e são de interesse público. Posteriormente, é realizado um extenso e constante relacionamento com os veículos de imprensa para que a notícia seja divulgada.
Abaixo elencamos algumas das principais atividades dessa especialidade tão importante para o relacionamento da companhia com a sociedade!
01 - Assessor de imprensa não trabalha com publicidade
Sim, você leu certo. Sua empresa pode economizar milhões de reais em anúncios na grande mídia, tanto nacional como internacional. O profissional de assessoria não trabalha com a compra de espaços publicitários. Claro que, se houver interesse do cliente em questão, é possível solicitar o media kit (arquivo com dados e valores cobrados por anúncios nos meios de comunicação e canais).
Porém, matéria e conteúdo de interesse público são bem diferentes, além de terem muito mais peso, do que um informe publicitário ou anúncio. Pense no seguinte cenário: quando você está assistindo ao jornal, você confia mais em uma clínica médica que anunciou no comercial do programa ou em um médico entrevistado para uma matéria? Na maioria dos casos, o segundo cenário é sempre o mais crível.
02 - Briefing, levantamento e apuração
Para a assessoria de imprensa, é extremamente necessário que tenhamos expertise e experiência de profissionais competentes, pois o processo é complexo e exige especialistas multitarefas da comunicação.
Uma das primeiras atividades do assessor, assim que ele conquista um novo cliente, é a apuração, o estudo e levantamento de toda a história e informações da companhia ou pessoa física. Isso tudo é geralmente feito com muita pesquisa e em uma reunião de briefing inicial. Desta forma, se consegue fazer um amplo levantamento de temas que podem ser trabalhados junto aos veículos, possíveis situações de crise, análise de prováveis porta-vozes, media training, dentre outros.
*Saiba mais sobre o media training no artigo completo que fizemos sobre o tema clicando aqui.
03 - Confecção de textos e levantamento de oportunidades
Engana-se quem pensa que o jornalista que é assessor só deve escrever releases, notas, sugestões de pauta e artigos de maneira reativa, coletando somente informações do cliente. Pelo contrário, um bom profissional precisa estar ligado e muito atento ao que está na mídia e no mainstream. Desta forma, se alcança um objetivo pouco explorado da assessoria: o agir de maneira ativa, identificando assuntos nos quais o cliente em questão pode ser utilizado como fonte.
Vamos citar um exemplo prático ocorrido na MAVERICK 360, que fez com que a nossa cliente saísse em mais de 400 veículos de comunicação em um tempo recorde de dois meses, no início da sua parceria conosco: nossa assessora de imprensa detectou que ela (advogada especialista em direito contemporâneo) poderia falar sobre as consequências jurídicas e implicações legais para quem não tomasse a vacina contra o Covid-19 e, ainda, sobre a possibilidade de filmagem e fotografia na hora da aplicação. O resultado ativo foi surpreendente e fruto de um ótimo insight, além da vasta experiência da assessora.
Assim deve ser o trabalho de uma boa equipe de profissionais especialistas, detectando sempre não só o que é notícia no negócio do cliente, mas em quais assuntos os porta-vozes podem ser fontes para a mídia.
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04 - Disparo, follow e relacionamento com a imprensa
Por último, mas longe de ser, de fato, a última atribuição dos assessores, está uma das partes mais importantes do trabalho: manter uma boa rede de contatos e estar em constante ligação com a mídia, seja ela de qualquer editoria.
Não basta apenas disparar e-mails para uma base especializada, nacional, local ou segmentada de jornalistas de veículos de comunicação. É preciso jogo de cintura e árduo trabalho de ligações, mensagens e contato constante com os canais. Afinal de contas, sabemos o quão corrida é a rotina de uma redação e não podemos ligar para o pauteiro, produtor ou repórter na hora do fechamento do jornal, não é mesmo?
Quer virar referência no mercado em que você ou sua empresa atuam? A MAVERICK 360 conta com um time de profissionais extremamente experientes e especialistas em assessoria de imprensa e gestão de crise. Clique aqui e entre em contato!