Rick Garcia
Diretor comercial
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Como aumentar os preços dos produtos em restaurantes, bares e estabelecimentos do setor alimentício sem perder a clientela?

O aumento de preços é uma constante para alimentos e bebidas. Em 2024, por exemplo, começamos o ano com uma inflação acumulada de 4,51% em 12 meses. Dos grupos pesquisados pelo IBGE, a categoria registrou a maior variação, de 1,38%, causando um impacto de 0,29% no índice geral.

Neste cenário, manter as portas abertas pode ser um grande desafio para restaurantes, bares, cafeterias e demais empresas da área. Mas o que fazer para repassar esse valor ao consumidor sem perder a clientela?

Neste artigo, traremos algumas dicas de boas práticas que podem ajudar o seu comércio a diminuir os impactos na margem de lucro. Confira!

Como o cliente enxerga o aumento dos preços?

Frequentemente vemos notícias sobre os efeitos da sazonalidade e dos fenômenos climáticos – cada vez mais comuns – no preço dos alimentos. Considerando que somos todos consumidores destes produtos, estamos cientes de que haverá tal instabilidade em  qualquer lugar que venda esse tipo de mercadoria, esteja ela nas prateleiras do supermercado ou no buffet de um restaurante. 

Nesse sentido, seu cliente também tem conhecimento dos aumentos, pois ele está passando pela mesma situação. Chamamos isto de “conexão por meio de identificação”. 

Uma boa notícia neste cenário é que os brasileiros optam pelo corte de despesas com energia elétrica, mantimentos e roupas antes do delivery de comida e das idas ao restaurante, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Farmácias. Para comparação, enquanto em nosso país a intenção de reduzir os gastos com este serviço chega a 22%, nos Estados Unidos e na Europa é a prioridade de 47% e 46% da população, respectivamente.

Isso representa um excelente gatilho para a primeira boa prática:

1. Invista em campanhas que reforcem os benefícios que o seu negócio oferece

Comer é uma necessidade humana que precisa ser suprida dentro ou fora de casa. Por isso, se pergunte: por que alguém deve comer no seu estabelecimento em momentos onde a economia está desfavorável?

Ressaltando a praticidade, a rapidez, a otimização de tempo, você atribui valores que vão além de uma refeição de qualidade, pois essas coisas também geram redução de gastos em outros contextos. Quem opta por comer no restaurante ou fazer um plano mensal de marmitex, por exemplo, pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo. Além disso, destacar o que o seu espaço tem de bom – ou de diferente – é essencial.

2. Seja transparente e justo no aumento dos preços

Aproveitar os momentos de inflação para aumentar a margem de lucro é um erro que pode levar a enormes prejuízos financeiros e colocar em risco a reputação da empresa. Quando o aumento tem uma justificativa plausível fica mais fácil de ser absorvido pelo cliente. Como comentamos no início, quando o repasse chega às mesas dos restaurantes, ele também já chegou aos armários das cozinhas dos consumidores. 

Quando há o inflacionamento dos preços nos setores essenciais, como o de alimentação, combustível e moradia, por exemplo, há a elevação do custo de vida. Neste ponto, a classe de empresários também tem papel importante na sociedade para que todos saiam o mais rápido possível desta fase. É hora de se comunicar de maneira clara e ficar fora do grupo chamado de greedflation, a “inflação da ganância”.

Use suas mídias para fazer comunicados com antecedência. Lembre-se de informar a data do reajuste, os motivos e os benefícios que continuam fazendo parte dos serviços da casa.

3. Antecipe-se às variações dos preços

Driblar os efeitos da inflação é um desafio que exige planejamento de médio e longo prazo. Comece pela boa relação com fornecedores, que são importantes parceiros na redução dos impactos

Outro ponto é pensar nas campanhas do ano estrategicamente. Algumas datas comemorativas são cruciais para quem empreende no setor de alimentação, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), estes eventos ajudam, sim, a retomar o fôlego – o Dia dos Pais, por exemplo, pode representar um aumento de 20% nas vendas.

Para que as campanhas tenham resultados satisfatórios, elas precisam ser elaboradas com antecedência. Desta forma, certamente poderão ajudar na construção de uma margem de lucros conveniente, mesmo diante do encarecimento dos insumos.

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Como a MAVERICK 360 pode ajudar empresas do setor alimentício a conquistar novos clientes mesmo em meio a um cenário de aumento dos preços?

A MAVERICK 360 está há mais de uma década gerenciando a comunicação de empresas de setores que sofrem com a sazonalidade e a oscilação de preços. Nesses anos todos, aprendemos que o planejamento é uma ferramenta poderosa para minimizar os impactos negativos em momentos difíceis. 

Ter uma comunicação integrada, robusta e eficiente cria conexões e ajuda a conquistar a empatia do cliente, mantendo-o por perto mesmo nestas situações. E o que não faltam são maneiras de colocar essas estratégias em prática: conteúdo para redes sociais, newsletters, blogs, criação de websites, e-commerce e plataformas de atendimento são apenas algumas delas. Tudo isso seguindo sempre o valores, a autenticidade e a identidade do seu negócio. 

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AUTOR DO TEXTO:
Josimar de Souza Silva
Redator
Formado em Ciências Sociais pela Faculdade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Josimar já atuou como analista e coordenador de projetos sociais e socioambientais.

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