Rick Garcia
Diretor comercial
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Cinco dicas para não errar no atendimento via WhatsApp

Alguns posts atrás relembramos a importância de ter conteúdo adequado e alinhado com as diretrizes de cada rede social (clique aqui e acesse o artigo). Essa é uma questão fundamental em qualquer estratégia de marketing e não deve ser ignorada. Afinal, um conteúdo ruim pode, além de não gerar engajamento junto ao seu público-alvo, causar problemas de imagem para a sua empresa e, até mesmo, gerar crises difíceis de contornar.

E se isso é importante em todas as redes, é ainda mais imprescindível no WhatsApp. O aplicativo sempre foi popular e, embora já tivesse muitos adeptos na sua versão business, a pandemia fez com que um número ainda maior de empresas marcasse presença na rede. Segundo dados do estudo Benchmark Snapshot, realizado pela Zendesk, durante todo este período de pandemia, houve aumento de 101% no uso do WhatsApp por clientes que preferem conversar de forma bidirecional com empresas. 

Estar presente, no entanto, não basta. É preciso estar atento às reais necessidades do cliente e lembrar que o WhatsApp não é apenas um canal de venda. Antes de tudo, é um canal de relacionamento. 

Com isso em mente, separamos algumas dicas para a sua empresa não escorregar na comunicação e - o mais importante - deixar o seu cliente satisfeito. Confira:

1- Seja ágil

Quando o cliente entra em contato pelo WhatsApp, ele quer uma resposta rápida. É claro que nem sempre será possível responder o cliente na hora. Mas a resposta deve ser dada no menor tempo possível.

Demorar para responder, além de deixar o cliente frustrado, pode minar a possibilidade de conversão - nesse tempo o interessado pode encontrar outra solução ou encontrar um concorrente mais ágil.

2- Respeite horários

Defina um horário de atendimento no próprio aplicativo e respeite este horário - principalmente para o envio de mensagens não solicitadas pelo cliente. Nada de mandar propaganda em horários inconvenientes. É invasivo e as chances de afastar o cliente são enormes. 

3- Cuidado com o spam

Falando em propaganda, além de cuidar com o horário de envio, é preciso ficar atento à frequência. Justamente por ser um aplicativo mais íntimo, não exagere nas publicações. Aliás, é sempre bom se certificar de que o cliente concorda em receber mensagens pelo Whatsapp.

4- Bom português

Pode parecer óbvio, mas não é. E muitas empresas deslizam na gramática nas conversas online. Não significa que você precisa ser 100% formal. A conversa neste canal permite uma certa informalidade. Mas, sem dúvida, escorregar no português pega muito mal para a imagem da sua empresa. Também procure não utilizar gírias, abreviações ou linguagem muito técnica.

5- Seja profissional

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Dificilmente temos oportunidade de mudar uma primeira impressão ruim de um cliente. Por isso, ainda que a linguagem seja um pouco mais informal, mantenha uma postura profissional sempre.

Utilize um número de telefone exclusivo para a empresa e não misture com seu aplicativo pessoal. JAMAIS mande correntes e sob hipótese alguma envie fake news ou mensagens com assuntos que não são pertinentes ao seu negócio. 

O aplicativo tem diversos recursos para tornar a experiência da sua empresa e o contato com os seus clientes ainda melhor. Tem dúvidas? Entre em contato com a gente, podemos ajudar a estruturar a comunicação da sua empresa e a definir estratégias de marketing digital. 


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Guta Bolzan - jornalista e assessora de imprensa da MAVERICK 360

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

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