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Brainstorming: o caminho para gerar ideias criativas para a sua marca

Na comunicação existem algumas mentes brilhantes, premiadas e reconhecidas internacionalmente, como foi o publicitário brasileiro Washington Olivetto. Contudo, salvo as excepcionalidades, grandes propagandas ou reformulações de marcas nascem ou passam por uma metodologia simples e eficiente, o brainstorming.

Saiba mais: descubra a importância do rebranging e o impacto dele na sua marca

Conforme veremos neste artigo, o brainstorming é uma estratégia eficiente para chegar às melhores ideias e resolver problemas complexos por meio de soluções criativas que geram um impacto de valor.

Você verá neste artigo:

  • O que é brainstorming?
  • A importância do brainstorming
  • Componentes de um brainstorming eficaz
  • Tipos de brainstorming
  • Como a Maverick 360 conduz sessões de brainstorming
  • Benefícios do brainstorming para marcas

O que é brainstorming?


O termo brainstorming tem origem na língua inglesa e pode ser traduzido como "tempestade de ideias". Trata-se de uma técnica utilizada para gerar soluções criativas ou resolver problemas complexos de forma coletiva. Nesse sentido, o brainstorming também é uma excelente ferramenta de gestão para qualquer empresa que precisa inovar.

O modelo clássico surgiu em 1953, com o publicitário norte-americano Alex Faickney Osborn, sendo apresentado por meio do livro Applied Imagination: Principles and Procedures of Creative Thinking

Osborn definiu quatro regras básicas:

  1. Gerar o máximo de ideias, independentemente da qualidade;
  2. Não julgar as ideias dos outros até que o processo termine;
  3. Encorajar e receber ideias “selvagens”;
  4. Estimular a combinação de ideias entre os participantes.

Embora o processo de brainstorming tenha passado por muitas modificações ao longo dos anos, o modelo clássico continua em evidência, sendo amplamente divulgado e celebrado devido aos seus resultados positivos.


A importância do brainstorming


Como mencionamos acima, o brainstorming é uma ferramenta de gestão, uma escolha feita por líderes que procuram resolver problemas complexos colocando em campo os melhores de seu time. 

Obviamente, coordenadores também podem optar por selecionar determinados membros para resolver problemas pontuais, contudo, a metodologia de Osborn – que privilegia a coletividade – tende a apresentar resultados superiores.

Um dos grandes benefícios da prática do brainstorming é estimular a criatividade dos colaboradores, um ativo importante para quem vende “soluções”. Para estes, ainda há a vantagem do crescimento profissional, pois aprendem uns com os outros durante o processo de afastamento das próprias convicções e de consideração de novas perspectivas.

Mas como selecionar as melhores ideias?

Como vimos, de acordo com a quarta regra, não se trata de uma competição de quem é o melhor ou qual ideia é superior. O brainstorming é um sistema de colaboração interna que cria uma fábrica de ideias para alcançar um objetivo. Portanto, quanto mais lapidada uma ideia, melhor.


Componentes de um brainstorming eficaz


Como manter o foco durante o brainstorming? Como organizar uma sessão eficiente e produtiva? 

O Dr. Mike Baxter, professor do curso de Design na Universidade de Brunel (Londres, Inglaterra), apontou 6 etapas do modelo clássico de Osborn que nos ajudam a responder tais questões (BAXTER, 2000). Vejamos: 

  1. O primeiro passo é orientar os participantes sobre o problema a ser resolvido. Um briefing bem detalhado irá potencializar a participação de cada membro;
  1. Na etapa seguinte, o coordenador deverá estipular um prazo para que os integrantes da equipe possam formular as ideias. A sugestão é de no mínimo 30 minutos;
  1. Nos próximos 15 minutos, os integrantes devem apresentar suas ideias — sempre tendo em mente as quatro regras básicas, sendo todas elas registradas pelo relator;
  1. Chegou a hora de analisar as propostas, estimular combinações e reformulações. Aqui, as mais relevantes são selecionadas, a fim de serem refinadas pelo grupo;
  1. Inicia-se o período de incubação, com a interrupção e retomada do processo por período determinado pelo facilitador. Mantenha-se aberto para novas informações, dados e ideias nesse intervalo;
  1. Chegou a hora de concluir o brainstorming. Descreva em detalhe as soluções para confrontá-las com o “briefing” e verificar a sua pertinência.

Os prazos sugeridos pelo modelo clássico devem ser adaptados a cada situação. Seguir o esquema proposto, no entanto, é o segredo para extrair os máximos resultados da metodologia testada e comprovada. 

Qual a quantidade ideal de participantes?

Não é preciso envolver todos os colaboradores, mas aqueles relacionados à área são indispensáveis. Para uma coordenação mais fluida, na MAVERICK 360 trabalhamos com equipes com sete pessoas ou menos. O brainstorming, de acordo com Osborn, deveria ser conduzido em um ambiente de grupo de aproximadamente 5 a 12 pessoas. Grupos muito grandes podem gerar ruídos na comunicação e coagir interlocutores mais inibidos, assim como grupos muito pequenos podem não gerar a quantidade de contribuições que se espera.

Quando o tema é branding, por exemplo, envolvemos os coordenadores de todas as áreas, sob a condução dos responsáveis pelo design. Quando a abordagem é sobre um slogan ou o nome de uma empresa, a dinâmica passa a ser conduzida pelos especialistas de naming e redação. 

Leia também: Como escolher o nome da sua empresa


Tipos de brainstorming


Ao longo dos anos, a “tempestade de ideias” foi ganhando variações: brainstorming individual, em grupo, remoto e por meio de técnicas visuais (mapas mentais, diagramas). Daremos destaque a estes:

  1. Brainstorming individual: apesar de parecer contraditório ao propósito do modelo clássico, neste modelo o indivíduo também consegue passar pelas quatro regras de Osborn, com o benefício de um maior controle sobre o ambiente e tomada de decisões rápidas e sem muitas contradições;
  1. Brainstorming em grupos: um modelo que permite envolver um número maior de participantes, os quais, divididos em pequenas equipes, serão submetidos ao sistema clássico. Ao final, o processo deverá ser repetido, agora, porém, com as ideias finais de cada grupo;
  1. Brainstorming remoto: com o uso de ferramentas que simulam o ambiente de uma reunião física, como Slack, Microsoft Teams, Google Meet e Zoom, todos podem interagir em tempo real, aplicando o modelo clássico, com o benefício de poderem visualizar organogramas e quadros descritivos com as ideias sendo produzidas em tempo real;
  1. Brainstorming com técnicas visuais: mapas mentais e diagramas possibilitam criar hierarquias de ideias e traçar um desenvolvimento lógico, de forma linear, aberta e adaptável. Para isso, há muitos aplicativos no mercado, como o  COGGLE, um sistema gratuito da Google que permite que mais de uma pessoa trabalhe no mesmo mapa mental.

Como a Maverick 360 conduz sessões de brainstorming


No contexto de uma agência de marketing, o brainstorming é uma ferramenta essencial para entregar resultados criativos e inovadores, garantindo que os serviços oferecidos aos clientes estejam à frente do que é encontrado no mercado.

Na MAVERICK 360, que adota o modelo remote first, o brainstorming é um dos pilares centrais da metodologia de trabalho. Nossos especialistas, de diferentes áreas da comunicação, participam ativamente de todas as etapas do processo criativo. Essa colaboração interdisciplinar tem sido crucial para a criação de campanhas de impacto que geram um retorno substancial aos nossos clientes.

A interação de profissionais com diferentes especializações – como designers, redatores, jornalistas, especialistas em marketing digital, SEO e performance – cria uma riqueza de ideias que dificilmente seria alcançada se essas áreas trabalhassem de forma isolada. 

Durante nossas sessões, todos têm a oportunidade de contribuir, até que cheguemos a um volume significativo de ideias que podem ser refinadas até chegarmos à solução que atenda à demanda do cliente. 

Como estamos em um modelo de trabalho 100% remoto, ainda somos beneficiados pela diversidade de culturas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, vindas de pessoas que estão vivendo experiências, usos e costumes típicos da sua região.

Quando uma empresa nos contrata para ajustar algum ponto da sua comunicação, ela receberá soluções que foram cuidadosamente pensadas e lapidadas em um ecossistema criativo e dinâmico, conduzido por uma equipe multidisciplinar e engajada.


Benefícios do brainstorming para marcas


Ao considerarmos tudo que vimos até agora, podemos concluir que o brainstorming tem benefícios indispensáveis para as marcas, entre eles:

1. Diversidade de ideias: incentiva a participação de pessoas de diferentes áreas, especializações e até mesmo localidades, aumentando a diversidade de perspectivas e experiências;

2. Maior engajamento dos colaboradores: ao gerar ambientes em que todos têm a oportunidade de contribuir, o sentimento de pertencimento aumenta, gerando mais  engajamento e desenvolvimento profissional;

3. Descoberta de soluções únicas: a combinação de ideias e liberdade para pensar "fora da caixa" tem como resultado inovação e diferenciação.

Conclusão


A metodologia de brainstorming, aplicada de forma eficiente, é um diferencial significativo para qualquer empresa, beneficiando clientes, gestores, colaboradores e a própria marca. Nesse sistema, as ideias fluem de maneira natural e as capacidades de cada profissional são plenamente aproveitadas.

Se você entende que a sua marca precisa de soluções realmente criativas e que se destaquem no mercado, a MAVERICK 360 sempre te apresentará uma resposta inovadora.

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Referências


BAXTER, M. – Projeto de Produto – Guia Prático para o Desenvolvimento de Novos Produtos – São Paulo, Editora Edgar Blücher, 2000.

BESANT, Hanisha. The history of brainstorming Alex Osborn. Journal of Transformative Innovation, 2016. Disponível em: https://www.regent.edu/journal/journal-of-transformative-innovation/the-history-of-brainstorming-alex-osborn

OSBOM, A., 1987. O Poder Criador da Mente: princípios e processos do pensamento criador e do “brainstorming”. Traduzido por E. Jacy Monteiro. São Paulo: Ibrasa editora.

OSBORN, A. F. 1962. Applied Imagination: Principles and Procedures of Creative Thinking. Ed. Charles Scribner's Sons.

AUTOR DO TEXTO:
Josimar de Souza Silva
Redator
Formado em Ciências Sociais pela Faculdade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Josimar já atuou como analista e coordenador de projetos sociais e socioambientais.

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