Apesar dos canais digitais estarem cada vez mais fortes, a comunicação de uma empresa sempre transitará entre o online e o offline. E, dentro destes dois universos, uma corporação precisa se comunicar com clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade em geral, de maneira clara, assertiva e adequada a cada perfil.
Dentro de um planejamento de comunicação, é preciso, portanto, traçar objetivos para que essa comunicação se dê com o mínimo de ruídos possível. Além disso, é neste planejamento - feito em parceria com especialistas da área de comunicação - que será definido, também, como e onde a empresa irá se comunicar com cada público.
É aí que entra a comunicação integrada e a chamamos assim porque ela precisa, de fato, ser integrada para que qualquer estratégia de comunicação seja efetiva. Na prática, isso significa dizer que: o investimento em assessoria de imprensa, por exemplo, não será tão efetivo se o site ou as redes sociais da corporação não existirem ou forem desatualizados, por exemplo.
Para que a comunicação seja efetiva e, de fato, os objetivos sejam alcançados, é preciso que o planejamento de comunicação considere todas as áreas em que há necessidade de comunicação na empresa (seja com público externo ou interno), considere todos os canais existentes, o cenário em que a empresa se encontra e, também, as perspectivas e objetivos futuros. Dessa forma, será possível estabelecer estratégias para atingir os objetivos definidos e, principalmente, definir um plano de ação para que a comunicação entre todos os canais e meios de fato seja integrada e alinhada ao planejamento da empresa.
Análise e planejamento prévio podem parecer perda de tempo. Mas, na verdade, eles representam um ganho enorme quando se define uma estratégia assertiva. E, mais do que isso: garantem muita economia. Afinal, são esses dois pontos que auxiliam na decisão de onde empregar recursos de forma efetiva, sem que a empresa acabe investindo em estratégias que não eram adequadas ao seu negócio e, com isso, acabe perdendo dinheiro.
Tem dúvidas? Entre em contato com a gente, podemos ajudar a estruturar a comunicação da sua empresa e a definir o seu planejamento de comunicação.
https://www.agenciamaverick.com.br
contato@agenciamaverick.com.br
+55 41 99980 9009
+55 41 99954 7416⠀
Guta Bolzan
Jornalista e assessora de imprensa da MAVERICK 360