Que o mundo publicitário, do marketing e da comunicação em geral possui muitas siglas e gírias, todos já sabem, mas muitas vezes não entendem. No meio da conversa com um profissional da área, você sempre fica perdido? Como, por exemplo, quando falamos que o CPC do seu anúncio foi baixo e obteve um CPM muito bom, para uma campanha com budget baixo.
Se você ficou perdido nessa frase anterior, calma, acompanhe o texto que vamos explicar algumas gírias e expressões.
Começamos com as tão famosas gírias do mundo publicitário.
Briefing: é aquele conjunto de dados importantes que o cliente ou a marca entrega para o desenvolvimento de um projeto, todas as ideias que ele tem sobre a própria empresa, como por exemplo, um slogan.
Brainstorming: conhecido mais por aquela reunião com o grupo de colaboradores, para que todos tenham inúmeras ideias! O desenvolvimento de um projeto novo ou para ideias que foram entregues por clientes no briefing!
Branding: é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes.
CTA: a sigla está cada vez mais famosa nas redes, ela vem do inglês “Call To Action”, significa “chamada para ação”. Nada mais é do que uma ação que você fornece aos clientes na web, como aquele famoso botão de “saiba mais” ou o tão conhecido “arrasta para cima”.
Leads: são os potenciais clientes para uma empresa.
Tráfego: é uma ação para que o número de pessoas visualizem o seu conteúdo online, seja ele um site, uma rede social ou o que você anunciar. Junto com o tráfego vem uma alta probabilidade de venda e captação de leads.
Cases: são todos os trabalhos desenvolvidos por uma agência de comunicação. Neles é possível observar quais foram os pontos positivos do trabalho e como os resultados influenciam a empresa. Uma outra variante são os cases de sucesso, o próprio nome já explica, são todos os projetos que foram um sucesso no meio da comunicação.
Deadline: uma das mais conhecidas e faladas também, significa o prazo máximo para entregar uma tarefa ou um projeto.
Follow-up: é o monitoramento de uma tarefa entregue. É muito utilizado na assessoria de imprensa e refere-se ao acompanhamento de uma pauta, feito pelo assessor junto a veículos e jornalistas.
Funil de Vendas: são alguns estágios em que os clientes se encontram em um processo que gera venda. Descoberta, reconhecimento do problema, busca da solução, análise e compra, são as principais fases deste processo.
Inbound Marketing: são estratégias bem elaboradas de marketing, muitas são utilizadas pelas empresas para conquistar leads e convertê-los com conteúdos ricos em blogs e redes sociais.
Landing Page: é aquele site de página única, muito usado para captação de leads com um formulário na página ou também para baixar um e-book de graça. Pode conter qualquer conteúdo na LP, mas as principais ações são as duas anteriores.
SEO: conhecido como “Search Engine Optimization”, o SEO é um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para manter sites e páginas no topo da página de pesquisa do Google.
Conheça as siglas mais usadas para anúncios nas mídias.
CPC – Custo por Clique
O anúncio mostra qual o preço por cada clique no seu anúncio.
CPM – Custo Por Mil impressões
O anúncio mostra qual o preço por 1.000 visualizações do anúncio exibido.
CPE – Custo Por Engajamento
O anúncio mostra qual o valor que você paga por uma interação ao anúncio, exemplo: compartilhar, clicar em algum link, ver um vídeo e curtir.
CPV – Custo Por Visualização
O anúncio mostra qual o valor que você paga por uma visualização de um vídeo.
Em todos os casos você pode definir o seu custo máximo pela ação desejada.
No meio de trabalho da comunicação, esses termos já estão na ponta da língua, mas muitas pessoas que ainda não conhecem essas siglas e gírias, acabam ficando perdidas sem entender nada em uma reunião ou apenas em uma conversa.
Agora você está por dentro das principais gírias e expressões utilizadas e vai conseguir entender aquele amigo publicitário que gosta de falar bonito!
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