Rick Garcia
Diretor comercial
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Sua empresa está se comunicando bem?

Sabe quando você entra em um site e tem infinitas propagandas e informações diferentes? É incômodo, não é? Seu negócio é assim, repleto de informações que sufocam os seus clientes, ou tem uma comunicação assertiva e alinhada aos seus objetivos?

Informação em excesso pode, sim, ter o efeito contrário ao desejado. Em vez de atrair seus clientes, afastá-los ou, em vez de esclarecê-los, confundi-los. É como diria Tom Zé, na música Tô: “eu tô te explicando, pra te confundir”.

Por isso, o primeiro ponto que você - ou sua equipe de comunicação - deve ter em mente é: não dá para falar sobre tudo. Parece óbvio, mas na ânsia de entrar no que, na comunicação, chamamos de “hype”, muitas empresas perdem o foco do que realmente importa: atingir seu público-alvo.

É provável que você esteja se perguntando: o que é o hype? A origem do termo é um pouco controversa. Uns dizem que é a abreviação de “hipérbole” (em inglês, hyperbole) - aquela figura de linguagem que recorre ao exagero. Outros dizem que é um termo equivalente a estar em alta ou estar na moda ou, ainda, surfar na onda do momento. 

Todos fazem sentido porque, no fim, o hype acaba sendo aquela sacada da grande rede varejista com uma promoção que repercute alguma polêmica que rolou no BBB ou, então, aquele post com um humor um pouco ácido de uma marca que usa as redes sociais para se posicionar sobre os últimos acontecimentos políticos ou mesmo a manifestação de determinada empresa sobre alguma tragédia nacional ou internacional e que causou grande comoção. No fim, todos tentam surfar na onda: seja para vender um produto, seja para fortalecer um valor da marca ou, ainda, para gerar empatia junto a seus seguidores.

E isso é ruim? Não necessariamente. Mas pode ser muito ruim se não houver estratégia. Falar sobre tudo o que repercute ou querer estar sempre entrando no hype, pode até gerar mais engajamento orgânico ou mesmo te trazer novos seguidores. Mas qual parcela desse público é, de fato, o público adequado para o seu serviço ou produto? Quanto isso gera de conversão? E isso sem falar no grande risco que se corre quando o hype do momento envolve assuntos sensíveis e polêmicos e que um passo em falso ao se posicionar pode trazer prejuízos intangíveis à credibilidade da marca. 

Por isso, para avaliar todas essas questões, analisar prós e contras, e decidir de forma assertiva e realmente alinhada aos propósitos do seu negócio, é preciso contar com equipe capacitada na área de comunicação. Aqui na MAVERICK 360 temos profissionais capacitados para traçar a estratégia da sua empresa e definir o seu planejamento de comunicação.

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Guta Bolzan- jornalista e gerente de atendimento da MAVERICK 360

AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

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