Apesar de o ChatGPT ter se popularizado como uma fonte de busca por informações na internet, o Google ainda é a plataforma mais utilizada para este objetivo: de acordo com a Internet Live Stats, são realizadas mais de 3,5 bilhões de pesquisas no buscador diariamente - e 15% delas são inéditas!
Na última semana, a big tech divulgou as listas dos termos mais procurados no Brasil em 2023, divididos por categorias. A seguir, destaco alguns deles.
Acontecimentos
A Copa do Mundo Feminina está no topo dessa lista, com o pico de pesquisas concentrado entre 23 e 29 de julho. Além deste, outros eventos também foram pesquisados, entre eles o submarino desaparecido, a guerra em Israel e Gaza, o eclipse solar e a Reforma Tributária brasileira.
Personalidades
Depois do acidente ocorrido na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Kayky Brito ficou no topo da lista, atingindo o pico de pesquisas entre os dias 3 e 9 de setembro. Além dele, também tivemos nomes como Larissa Manoela, Ana Hickmann, Faustão, Bruno Mars e Taylor Swift.
Comidas
Nesta categoria, Tacacá ficou no topo da lista, crescendo em número de buscas a partir de 24 de setembro (seria por conta do meme com a música da Joelma?). Além dele, também apareceram delícias como salpicão de frango, temaki frito, roast beef e ovo de Páscoa pistache.
Séries
A melhor série de 2023 (na minha opinião, claro, rs), ficou no topo da lista: The Last of Us! Junto dela, tivemos Wandinha, Friends (outra que tem meu coração), Depois da Cabana e Todo Dia a Mesma Noite.
O que é?
O Google Trends também definiu categorias baseadas em perguntas. Em “o que é”, apareceram termos como: “o que é intervenção federal?”, “o que é Hamas?”, “o que é NPC?” e “o que é ChatGPT?”.
Por que?
Já na categoria “por que?”, termos como “por que não pode olhar para o eclipse solar?”, “por que o Titanic afundou?”, “por que Dudu Camargo saiu do SBT?” e “por que está tão quente?” ganharam destaque.
Relembrar todos esses temas me fez perceber o quanto o ano de 2023 foi repleto de acontecimentos - apesar de ter passado MUITO rápido. Eu não lembrava, por exemplo, que em janeiro vimos uma cachorrinha SRD (sem raça definida) subir a rampa do planalto pela primeira vez na história ou que em setembro estávamos debatendo sobre o fato de que homens pensam demais no Império Romano.
Enfim, espero que você também aproveite este momento para lembrar de tudo o que vimos, ouvimos e vivemos em 2023 com uma ajudinha do Google Trends. Para visualizar todas as categorias e listas completas, acesse este link.