Um dos primeiros passos para a criação de conteúdo de uma marca para as redes sociais e blog é saber quem você quer atingir. Com isso, podemos ter conteúdos assertivos que chamam a atenção do cliente, resultando na interação e na aproximação do público com a marca.Definir uma persona é importante para entender o perfil daqueles que realmente estão interessados no que você tem para oferecer.
Mas afinal, o que é uma persona?
Persona é um cliente fictício que se torna ideal para o seu negócio. A personalidade dela se constrói com base em dados reais como comportamento, características demográficas, informações gerais, objetivos, motivações, preocupações e desafios. As personas são necessárias para guiar as estratégias de criação do seu conteúdo e de marketing digital como um todo.
Criar uma persona vai proporcionar à sua empresa ter o cliente ideal, para que ele possa ser impactado de forma mais humanizada. É importante ressaltar que a persona é diferente do seu público-alvo. O último é mais amplo, com características demográficas e gerais, como idade, sexo e média salarial, por exemplo. Já a persona tem definições de pontos de personalidade mais profundos, como motivações, medos, preocupações, objetivos, entre outros.
Direcionar uma campanha para a persona é muito mais eficaz pela humanização do que para o público-alvo, que se trata apenas dados gerais.
E agora, como eu crio uma persona?
Definir quem é a persona ideal do seu negócio é crucial para uma boa estratégia de marketing: a sua marca sempre tem um cliente que compra direto com você ou interage diariamente, se tornando um cliente ideal, sempre presente. Se sua empresa possui este consumidor, o ideal é entrevistá-lo e descobrir as características. Além desta técnica ser assertiva, ela faz com que o cliente se aproxime ainda mais da sua marca. Mas se você está iniciando agora, pense estrategicamente em qual seria a persona ideal como cliente da sua empresa, com base em alguns pontos que vamos elencar a seguir.
Para ambos os casos, o que deve ser definido sobre uma persona são os pontos a seguir
- DÊ UM NOME PARA A SUA PERSONA;
- INFORMAÇÕES GERAIS:
• idade, sexo, cargo, estado civil e personalidade;
- PERFIL SOCIAL:
• quais redes sociais ele consome e o que ele procura na internet;
- OBJETIVOS PROFISSIONAIS;
- DORES;
- ESTILO DE VIDA;
- HÁBITOS DE COMPRA;
- QUEM O INFLUENCIA;
- DECISÕES NA HORA DA COMPRA;
Existem diversas ferramentas para criação de personas, que auxiliam nesse processo de detetive. Além disso, a MAVERICK 360 pode te ajudar no processo e definição do cliente ideal para o seu negócio.
Criei minhas personas, e depois?
A criação de personas requer muito trabalho, pesquisa e leva tempo. Trabalhar com mais de uma pode responder a diferentes necessidades e problemas que fazem com que o seu cliente chegue à sua marca e não converta ou, ainda, nem conheça seus produtos. Afinal, um dos primeiros passos para uma estratégia bem desenvolvida é saber o exato problema que a sua empresa visa resolver para o cliente.
Diversas são as vantagens de ter personas bem definidas no seu negócio. Entre elas, podemos citar o branding, que vai envolver toda a comunicação da sua marca, conteúdo diferenciado e direcionado para o cliente, tom de voz adequado, entre muitas outras.
Depois de tudo bem definido, é hora de pesquisar! Navegar pelas redes dos concorrentes, marcas e conteúdos que interessam o seu cliente, para você ter uma base do que abordar nas redes sociais e blog.
Fazer sempre um bom planejamento semanal ou mensal dos conteúdos vai te auxiliar a separar todas as datas de publicações, tópicos de abordagem e qual imagem utilizar.
Gabriel Rodrigues
Social media da MAVERICK 360