Se assim como eu você também faz parte da geração millennial, provavelmente sempre que precisa procurar alguma informação, você dá um Ctrl + T no navegador e digita a sua dúvida para encontrar as respostas no Google. Seja para ver o significado de um termo ou para procurar o endereço de uma cafeteria, para mim, isso é automático. Mas parece que as gerações mais novas não agem da mesma forma que nós.
Já faz algum tempo que ouço falar que o TikTok é o Google da GenZ, mas nunca busquei mais informações para entender essa tendência. Até que esses dias me deparei com uma pesquisa divulgada pela Adobe, em janeiro, que diz que 64% dos jovens nascidos entre 1995 e 2010 recorrem ao app de vídeos curtos para procurar estabelecimentos ou aprender como usar determinado produto ou ferramenta.
Isso pode soar um pouco estranho num primeiro momento, mas passa a fazer muito sentido quando vem à tona o fato de que o tempo médio de atenção dessa parcela da população é de apenas oito segundos, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Statistic Brain Research Institute. Assim fica fácil compreender por que o TikTok faz tanto sucesso entre essa geração, não é?
Fato é que essa nova maneira de buscar informações está redefinindo a forma como as pessoas estudam, se informam e consomem conteúdo. E nós, profissionais da comunicação, precisamos estar atentos a essa tendência.
À medida que mais pessoas utilizam o TikTok para pesquisa, as empresas precisam, sim, se preocupar em criar conteúdo informativo de valor para essa plataforma. A produção deve estar voltada para conteúdos “encontráveis”, ou seja, deve haver até mesmo uma preocupação com as palavras-chave mais buscadas pelos usuários.
Para entender como as marcas que eu costumo consumir estão se posicionando neste sentido, procurei o nome de um produto específico de skincare no TikTok e, para minha surpresa, não apareceu nenhum conteúdo do perfil oficial da marca, mas sim vídeos de influenciadores falando sobre o produto – e muitos deles divulgando cupons de desconto.
Isso indica que, mais do que apostar em conteúdos buscáveis, as marcas estão investindo nas pessoas que vão criá-los, provando mais uma vez que gerar conexão e identificação com o público-alvo é muito mais importante do que promover diretamente um produto ou serviço (inclusive, eu mesma já comprei o item que pesquisei por indicação de uma influenciadora).
Enquanto o Google opera com uma abordagem semelhante à de uma enciclopédia ou listas telefônicas, organizando e indexando conteúdo com base em assuntos e conexões temáticas, o TikTok traz informações com base no próprio algoritmo, ou seja, no que está mais adequado ao que você já costuma consumir na plataforma e a outros termos que já foram utilizados pelos usuários para procurar a mesma coisa.
Além disso, o formato do TikTok dá margem para que as pessoas ensinem, informem e contem histórias através de vídeos, o que torna tudo mais compreensível e dinâmico. Por isso é tão fácil encontrar bons resultados quando você busca por “como fazer carbonara?” ou “looks para festivais” ou “vestidos de festa cool winter palette” nessa rede.
Confesso que depois de tudo o que li sobre o assunto, também tenho usado mais o TikTok para buscar esse tipo de coisa – inclusive, essas três pesquisas que citei no parágrafo anterior foram as minhas mais recentes. Mas, muito millennial que sou, ainda continuo usando o Google para procurar informações que precisam vir de uma fonte mais confiável, como notícias, artigos, pesquisas, etc.
E você, o que acha dessa tendência? Como tem buscado informações na internet? Me conta lá no post do Instagram da MAVERICK!