Muito além de números, métricas e valores, as redes sociais têm ditado o comportamento na última década. Não é à toa que muitos sociólogos e antropólogos as utilizam para analisar a forma como as pessoas se relacionam, comunicam e interagem entre si.
Com a pandemia da Covid-19, as empresas que ainda não apostavam no ambiente digital se renderam e entraram de vez na jogada, aumentando ainda mais a concorrência e a publicidade nas redes sociais. Segundo relatório do Cenp - Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, o investimento em mídia cresceu mais de 38% no ano passado, o que representa cerca de 20 bilhões de reais.
Embora muitas pessoas não acreditem, algumas tendências vieram para ficar e, nos próximos anos, o mercado digital tende a se expandir ainda mais. As marcas buscam cada vez mais presença digital e não medem esforços para fazer parcerias com influenciadores digitais, criando conteúdos que engajem o público e que alavanquem o alcance das publicações com parcerias pagas por meio de contratos milionários. O marketing de influência movimenta o mercado e é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas.
Humanização das marcas
A humanização da comunicação nas redes sociais é um objetivo das marcas há anos. Para 2023, a tendência é manter o processo de fortalecimento dessas ações abordando cada vez mais a brand persona, ou seja, os interesses da marca. A personificação dos perfis corporativos tem se mostrado assertiva, mas é preciso ir além: no próximo ano, o investimento deve ser massivo em roteiros de storytelling humanizados. Isso significa que, muito além de parcerias com influenciadores e avatares no metaverso, as empresas deverão contar histórias que envolvam e cativem o seu público-alvo.
O mundo mudou e o comportamento dos consumidores também. Os jovens nascidos entre os anos 1996 e 2010, a chamada Geração Z, passaram a ter poder de compra e fazem parte da tomada de decisões, seja no mundo corporativo ou na vida pessoal. São 2,5 bilhões de pessoas que têm interesses em temas como: consumo consciente, impacto positivo, autenticidade e saúde mental. Esses jovens têm como objetivo a economia, e, por isso, eles utilizam aplicativos de gestão financeira e pesquisam as melhores ofertas diversas vezes antes de finalizar a sua compra, o que faz com as marcas tenham que se adaptar cada vez mais às exigências desses consumidores.
Como aplicar as tendências à sua marca?
Com tantas opções disponíveis e uma concorrência acirrada, talvez você esteja se perguntando: como cativar essa nova geração de consumidores e como posicionar a sua marca nas redes sociais? Por isso, listamos alguns tópicos importantes, confira:
- Planejamento é essencial, mas não é tudo: estar atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo e se posicionar será essencial;
- Pinterest e TikTok: essas duas redes sociais têm se fortalecido nos últimos anos e ganharão ainda mais força. Invista em imagens e vídeos;
- Lives: depois do estouro de lives em 2020, elas perderam força no Instagram nos últimos dois anos, mas no TikTok elas seguem mais vivas do que nunca! 77% dos usuários da rede demonstram interesse em lives, segundo o próprio TikTok;
- Parceria com influenciadores digitais: os reels de creators até 5 mil seguidores são os conteúdos com maiores índices de visualização no TikTok;
- Vídeos e reels: o formato que mais gera número de alcance e engajamento para contas não poderia ficar de fora dessa lista. As artes estáticas tendem a ter índices de alcance orgânico cada vez menores;
- Parcerias pagas e investimento em mídia: o público quer ver cada vez mais “gente como a gente”. Por isso, em 2023, as estratégias para mídia e parcerias pagas deverão ser cada vez mais humanizadas. Aposte nos influenciadores e deixem eles à vontade para se comunicar com o seu público de forma horizontal.
Ufa! 2022 nem acabou e nós já estamos cheios de estratégias para colocar em prática no próximo ano. Gostou das nossas dicas? Fale com a nossa equipe comercial e saiba como estruturar a comunicação da sua empresa.
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