Nos últimos quatro anos, uma crescente onda de desinformação invadiu as redes sociais, abrangendo não apenas questões políticas, mas também de comportamento e saúde pública. Essa maré de informações falsas demonstrou claramente que as ações no universo digital podem ter impactos no mundo offline, levando a complicações significativas.
Esse cenário tem sido alvo de discussões no Congresso Nacional, com propostas visando regulamentar o ambiente das redes sociais. No entanto, o combate à desinformação exige uma abordagem mais ampla: alimentar os meios digitais com informações de qualidade é uma tarefa crucial que transcende o âmbito jornalístico e é um compromisso social abrangente.
Profissionais da comunicação têm um papel essencial em incentivar a produção de jornalismo confiável e bem fundamentado. A assessoria de imprensa e a publicidade devem incorporar esse compromisso em todo e qualquer conteúdo produzido.
Todavia, existem duas ações prioritárias para avançar numa construção conjunta de uma sociedade livre de fake news.
Primeiramente, é preciso reconhecer que o bom conteúdo possui um valor inestimável e que a busca pela verdade é crucial para todas as pessoas. Essa percepção deve refletir tanto nas ações das big techs - que podem financiar a disseminação de jornalismo confiável em suas plataformas -, quanto no engajamento do cidadão comum. A leitura e a interação com reportagens de qualidade promovem um ecossistema mais robusto de informações verídicas.
Em segundo lugar, este é um esforço que exige uma educação midiática sólida. O incentivo, desde a Educação Básica, do consumo consciente de notícias que transcendem as bolhas das redes sociais, é o passo mais substancial para a mudança de consciência quando o assunto é a busca por informações.
O hábito de consumir conteúdos online repercute em todas as esferas da sociedade, moldando ações e perspectivas no mundo real. Portanto, é essencial adotarmos uma abordagem qualitativa ao produzir matérias, entrevistas e releases - essa é a nossa grande contribuição enquanto profissionais da comunicação.
Como assessoria de imprensa, contribuímos para esse ecossistema ao fornecer comunicações claras, fortemente estruturadas e confiáveis aos jornalistas. Somente assim poderemos enfrentar o desafio da desinformação e promover um ambiente online enriquecedor e embasado em fatos.
Se você deseja contar com uma equipe de profissionais sérios e altamente qualificados para lidar com a comunicação da sua empresa, clique aqui e fale com a MAVERICK 360!