Rick Garcia
Diretor comercial
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Falar com nosso time

O compromisso coletivo contra a desinformação: caminhos para incentivar uma internet livre de fake news

Nos últimos quatro anos, uma crescente onda de desinformação invadiu as redes sociais, abrangendo não apenas questões políticas, mas também de comportamento e saúde pública. Essa maré de informações falsas demonstrou claramente que as ações no universo digital podem ter impactos no mundo offline, levando a complicações significativas. 

Esse cenário tem sido alvo de discussões no Congresso Nacional, com propostas visando regulamentar o ambiente das redes sociais. No entanto, o combate à desinformação exige uma abordagem mais ampla: alimentar os meios digitais com informações de qualidade é uma tarefa crucial que transcende o âmbito jornalístico e é um compromisso social abrangente.

Profissionais da comunicação têm um papel essencial em incentivar a produção de jornalismo confiável e bem fundamentado. A assessoria de imprensa e a publicidade devem incorporar esse compromisso em todo e qualquer conteúdo produzido.

Todavia, existem duas ações prioritárias para avançar numa construção conjunta de uma sociedade livre de fake news.

Primeiramente, é preciso reconhecer que o bom conteúdo possui um valor inestimável e que a busca pela verdade é crucial para todas as pessoas. Essa percepção deve refletir tanto nas ações das big techs - que podem financiar a disseminação de jornalismo confiável em suas plataformas -, quanto no engajamento do cidadão comum. A leitura e a interação com reportagens de qualidade promovem um ecossistema mais robusto de informações verídicas. 

Em segundo lugar, este é um esforço que exige uma educação midiática sólida. O incentivo, desde a Educação Básica, do consumo consciente de notícias que transcendem as bolhas das redes sociais, é o passo mais substancial para a mudança de consciência quando o assunto é a busca por informações. 

O hábito de consumir conteúdos online repercute em todas as esferas da sociedade, moldando ações e perspectivas no mundo real. Portanto, é essencial adotarmos uma abordagem qualitativa ao produzir matérias, entrevistas e releases - essa é a nossa grande contribuição enquanto profissionais da comunicação.

Como assessoria de imprensa, contribuímos para esse ecossistema ao fornecer comunicações claras, fortemente estruturadas e confiáveis aos jornalistas. Somente assim poderemos enfrentar o desafio da desinformação e promover um ambiente online enriquecedor e embasado em fatos.

Se você deseja contar com uma equipe de profissionais sérios e altamente qualificados para lidar com a comunicação da sua empresa, clique aqui e fale com a MAVERICK 360!

AUTOR DO TEXTO:
Helena Salvador
Assessora de imprensa | Jornalista
Helena Salvador é formada em Jornalismo pela UFPR e mestre em Ciências Políticas pela Universidade Complutense de Madrid, com passagem pela Universidade da República do Uruguay. Tem experiência em comunicação política para o terceiro setor e em assessoria de imprensa nacional.

Cadastre-se ao lado em nossa newsletter e receba conteúdos para que o seu negócio vire referência no mercado

QUER UMA PROPOSTA?