Rick Garcia
Diretor comercial
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Ninguém vai ler mesmo!

Se surpreendeu com o título? Pois saiba que essa afirmação é muito mais comum do que se imagina. Nós da MAVERICK 360 que o diga! Já ouvimos diversas vezes as variações dessa ideia bastante equivocada: “ah, mas é que ninguém lê nada direito hoje em dia, então tanto faz”. 

Ou seja, os redatores que lutem.

E a sua marca também.

Acreditar nessa ideia de que investir em conteúdo textual de qualidade é uma perda de tempo é um dos grandes erros que você pode cometer na estratégia de comunicação da sua empresa. 

E neste artigo nós vamos te contar o porquê. Vem com a gente!

Mas não é só postar?

Definitivamente não. Até chegar ao “postar”, existe muito mais complexidade do que parece. 

Uma estratégia eficiente exige um planejamento minucioso e a execução de cada etapa precisa acompanhar esse detalhismo. Por isso, quando falamos em texto, precisamos saber para quem e onde estamos comunicando a mensagem. 

Cada plataforma tem uma linguagem específica dentro da própria linguagem voltada ao público-alvo de cada marca. De nada adianta escrever qualquer coisa supondo que ninguém vai ler, porque sim, quem tiver realmente interesse em seus produtos e serviços vai ler.

E é aí que vem a chave da questão. 

Ao ler, o potencial cliente vai perceber que aquele conteúdo não esclarece as suas dúvidas e dores e muito menos transparece credibilidade e autoridade no assunto, e, assim, ele certamente vai passar adiante, seguindo na busca pela solução do problema e descartando a sua marca.

Perceba: mesmo que a sua empresa pudesse ajudá-lo com um produto ou serviço, não houve confiança suficiente para tentar estreitar os laços no processo de decisão de compra.

E isso só para começar. E aí, será que só postar basta mesmo?

Uma imagem fala mais que mil palavras. Ou não.

Imaginemos o seguinte: se você, na posição de consumidor, entrar em um site e lá estiver apenas o layout e algumas imagens que ilustram o que a empresa faz, mas sem nenhum tipo de informação descrita, você vai saber quais são os diferenciais daqueles serviços, onde a empresa atua, como pode te ajudar e quais são os critérios de qualidade dela e dos produtos com os quais trabalha?

Ao entrar em uma rede social e no seu feed ou busca aparecer uma foto vinda de um perfil comercial, sem uma frase sequer e apenas emojis na legenda, você seria atraído ou ficaria confuso e rolaria para baixo para ver outras coisas e rapidamente esqueceria da imagem que acabou de passar?

Pois é. É necessário que a comunicação se complete.

Aliás, esse é um dos pontos principais: vivemos um cenário em que somos constantemente bombardeados por uma infinidade de conteúdos, mas o que os diferenciam em nossas preferências é, sem dúvidas, aqueles que possuem qualidade, clareza e o impacto positivo genuíno no que está sendo transmitido.

De forma alguma estamos dizendo que as imagens e artes não são importantes e parte essencial de uma comunicação eficiente. A reflexão que trazemos é justamente que a mensagem não é eficiente com a negligência em algum dos formatos utilizados numa estratégia bem definida, principalmente pelo simples achismo de que um é mais relevante que o outro.

“Eu, por exemplo, nem gosto de ler. E aí?”

Neste exato momento você pode estar aí do outro lado pensando: “Ah, mas eu prefiro assistir a vídeos ou ouvir podcasts para ter acesso rápido e dinâmico a conteúdos e informações. Não preciso e nem gosto ler”. 

É mesmo? E será que até chegar à sua tela ou fones de ouvido, esses materiais não passaram por um processo de ideias e roteiros textuais para guiar a produção, gravação e a edição? 

A gente te garante que muito provavelmente sim.

Mais uma vez, portanto, a produção textual e a integração entre os meios e formatos se mostram essenciais para uma comunicação eficiente para atrair, se relacionar e fidelizar o público de qualquer negócio.

Além disso, é válido lembrar que a sua marca deve transmitir sim a essência do negócio (e a sua, enquanto profissional), mas você deve sempre ter em mente que ela fala com o público e com os clientes - futuros e atuais - e, por isso, é preciso pensar no que é estrategicamente melhor para o marketing e branding da empresa e não apenas para o seu gosto pessoal.

Conteúdo textual de qualidade não é besteira, mas sim um grande aliado para a sua marca. Trabalhá-lo corretamente em seus formatos diversos (blogposts - como este -, redes sociais, sites, releases, notas e outros) é investir na construção do posicionamento da sua empresa como referência, autoridade e qualidade perante o mercado e o público. 

E mais que isso: é até mesmo um sinal de cuidado e zelo, tanto com a sua própria empresa, quanto com os clientes. E tenha certeza, eles também sabem disso!

Chega de pensar que “ninguém vai ler mesmo”. Porque vai! O consumidor certo para o seu negócio vai. E, acredite, ele vai saber a diferença que um bom texto faz, independente do canal em que ele esteja lendo.

E se quiser garantir que não vai errar nos textos para a comunicação do seu negócio, conte com a MAVERICK 360! Temos uma equipe especialista para produzir os melhores conteúdos de acordo com as particularidades de cada negócio e plataforma!

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AUTOR DO TEXTO:
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Equipe MAVERICK 360
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