Já vimos o site ser a grande revolução da comunicação e do marketing digital (sim, faz tempo, lá no fim dos anos 90, quando nem sequer falávamos nisso). Vimos, também, o Orkut popularizar as redes sociais por aqui - e é provável que, se você tem menos de 30 anos, nem se lembre muito disso. De lá para cá, outras redes surgiram, algumas tiveram seu auge e caíram em desuso e outras se mantêm ativas, com públicos crescentes. Depois disso tudo, ainda vieram os smartphones, os aplicativos e, com eles, infinitas possibilidades e de forma cada vez mais acelerada.
Portanto, quase não é um exagero dizer que, toda semana, surge uma nova tendência digital. E, muitas vezes, fica mesmo difícil acompanhá-las. Mas será que precisamos mesmo estar presentes em todos os canais? Nem sempre. E tudo, é claro, vai depender da verba disponível. Por isso, o principal conselho é esse: se você tem pouca verba para investir, o ideal é não pulverizá-la. Invista em um canal apenas se o seu público estiver nele.
É aí que entram o planejamento de comunicação, a análise de público e de mercado, a construção de persona e as várias outras ferramentas que o marketing digital nos dá. Antes de tudo, investir em um bom planejamento de comunicação é fundamental, pois é ele que te dará as diretrizes e mostrará o caminho a ser seguido antes de decidir em quais redes sua empresa terá presença digital.
E, após tomar uma decisão, lembre-se de que terá que investir em um bom marketing de conteúdo. É comum vermos micros, pequenas e médias empresas com páginas e perfis em diversas redes. Mas de que adianta se não há atualização, se não há conteúdo adequado ao público de cada canal? É melhor, então, investir com qualidade em uma rede social do que ter um baixo investimento e pouco resultado em várias delas, não é mesmo?
É quase o mesmo que acontece com o investimento em blogs, conforme já conversamos aqui, e com a importância de construir um bom conteúdo para o seu site, como te explicamos aqui.
Com a pandemia de covid-19 e a necessidade de adequação às vendas online, uma das redes sociais que recebeu a adesão de muitas empresas foi o Whatsapp. O atendimento via aplicativo de mensagens também passou a ser quase obrigatório. E, embora pareça simples, é preciso ter bastante cuidado para não gerar uma crise de imagem para o seu negócio. Mas, como este é um assunto que rende, em breve te contaremos mais sobre isso :)
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Guta Bolzan - jornalista e assessora de imprensa da MAVERICK 360