É praticamente impossível, quando falamos a respeito de serviços, ter três ou quatro trabalhos feitos e depois somente pagar pelo melhor deles, ou o que mais nos deixou satisfeitos. E quando falamos de produtos, o raciocínio não é diferente: não podemos pedir três taças de sorvete, por exemplo, de diferentes sabores e, após experimentar todos, somente pagar por aquele que mais nos agrada. Mas aí você pode dizer: “sim, mas posso pedir para provar sabores antes de escolher, em uma sorveteria”. E claro, você tem razão, de fato você pode. Mas veja bem, você deve se adaptar e escolher dentre os tipos disponíveis na sorveteria. Eles não farão um sorvete somente para você. E, ainda, se o serviço de sorvete personalizado existir e você quiser um de cajá com ameixa e não gostar, vai ter que pagar por ele da mesma forma.
Com um logotipo não é diferente. Ele é um projeto extremamente personalizado, que demanda estudo e uma série de etapas. Para se ter uma ideia, vou elencar abaixo as básicas pelas quais o processo completo de criação de uma marca, desde o naming, passa aqui na MAVERICK 360.
O naming consiste na estruturação de um nome. Levamos em consideração fatores como: capacidade de causar impacto, concisão, facilidade de escrita e pronúncia, agradabilidade do som, transmissão da mensagem, facilidade de memorização, inovação, possível uso acrônimo, referências de outras línguas, etc. As fases do desenvolvimento são:
- Compreensão da cultura e valores da marca;
- Análise de fatores internos e externos;
- Identificação da cota do mercado que se planeja obter (posicionamento);
- Pesquisa de referências de mercado;
- Pesquisa de imagens que traduzem conceitos da marca;
- Consulta de domínio e INPI;
- Apresentação do material finalizado em formato digital (web).
Recentemente escrevemos sobre como escolher o nome da sua empresa. Acesse o artigo completo clicando aqui.
Já a confecção ou adaptação de uma logotipo vai muito além de um desenho, ilustração e tipografia. A marca é a responsável por estabelecer a presença no mercado e garantir o sucesso do seu negócio frente à concorrência. A criação passa pelos passos:
- Compreensão da cultura e valores da marca;
- Pesquisa de referências de mercado;
- Pesquisa de imagens que traduzam conceitos da marca;
- Trabalho com idealização e evolução artesanais, feitos à mão, papel e caneta;
- Criação de identidade visual completa com uma rede de significados conceituais;
- Definição de paletas de cores;
- Definição de fontes primárias, secundárias e suas utilizações;
- Criação de textura (se necessário);
- Aplicação em mockups digitais para melhor visualização;
- Apresentação do material finalizado em formato digital (web);
- Brand Book explicativo em formato digital (web).
Ufa! Sim, uma identidade visual bem feita passa por todas estas etapas e outras muitas. Além disso, ainda temos o desenvolvimento de materiais gráficos posteriores, aplicações, criação de mascote quando necessário, pesquisa quantitativa e qualitativa dependendo da grandiosidade do projeto, dentre muitas outras fases, pesquisas e estudos.
Por isso, fazer várias opções de logo dentro de um projeto é impraticável. Primeiro porque a impressão é que você não acredita no seu trabalho e não entendeu o briefing. Para oferecer várias opções, é necessário que quem contrata o serviço entenda o processo e esteja disposto a custear o trabalho.
O que geralmente acontece, quando o profissional divide o esforço e tempo em alternativas, quando falamos de algo tão personalizado, é que o tempo disponível para a execução do trabalho não é suficiente e não se atinge a excelência no que se oferece. Por isso, quando executamos os projetos de branding na agência, gravamos a reunião de briefing, realizamos um estudo aprofundado e executamos o projeto com excelência e profissionalismo.
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