“Oi, pessoal! Hoje foi um dia corrido por aqui. Mas estamos trabalhando para deixar vocês sempre atualizados sobre… sobre…”.
Sobre o que eu escrevia mesmo?
Ah, lembrei! Era sobre qualquer coisa (risos): poemas, devaneios, reflexões, polêmicas, futebol, política, teologia (teologia? Sim!), entre outros.
Aquele contador de views do Blogger era fascinante. Quando o meu chegou a 10 mil, pensei: meu Deus, eu vou ficar famoso!
Quando eu descobri que poderia monetizar, fiz logo minha conta no Google Ads e esperei ansiosamente pelos meus primeiros 50 dólares. Mas travou nos 10!
Sabe do que sinto falta? Sinto falta da escrita descontraída, daquele texto que conversava com a gente por meio de interrogações e exclamações em todo lugar. Tinha algo que eu adorava: os pensamentos intrusivos que apareciam entre parênteses (que engraçado!). Também sinto falta das repetições de termos e de começar o texto fazendo uma pergunta que nem precisaria, como a deste parágrafo (mais risos).
Contudo, dos “20 e poucos anos” do Fábio Júnior, passei para “Aquela dos 30” da Sandy, e o Emílio Santiago já está solfejando timidamente em minha cabeça a música “40 anos”. Apesar de ter tomado outros rumos na vida profissional, voltei à redação quase 15 anos depois de me tornar um ex-blogger. E vejam só, parece que o meu companheiro de outrora está querendo disputar um “lugar ao pixel” no mundo virtual.
2024: os blogs estão voltando!
Muitos usuários das redes sociais podem até considerar os blogs ultrapassados ou diários pessoais de adolescentes e jovens “com tempo”. Os mais atentos, porém, já devem ter percebido o aumento no número de empresas que aderiram ao “saiba mais em nosso blog”. Sim! Eles voltaram!
Alguns fatores contribuíram para este movimento de retorno. Vejamos:
1. Ferramenta de conexão e autoridade
Enquanto as redes sociais demandam uma interação rápida e muitas vezes dentro das “trends” do momento, os blogs permitem que as empresas falem sobre seus serviços, produtos e valores de forma profunda, com tópicos estruturados e informações densas.
Blogs com postagens recorrentes geram expectativas nos leitores e criam um acervo de assuntos que contribui com uma imagem de autoridade e autenticidade da marca. Além da retenção, podem chamar a atenção de veículos de comunicação, o que abre as portas para a participação em entrevistas e matérias que necessitem de um especialista da área (principalmente quando há suporte e intermediação de uma boa assessoria de imprensa).
2. Ferramenta de retenção e SEO
Apesar de estar falando sob a perspectiva de um blog de negócios, não sobre estilo de vida, o tom menos técnico é muito importante para chamar a atenção dos leitores, especialmente nas ferramentas de busca.
Quando alimentamos os blogs com conteúdos relevantes e palavras-chave bem-estruturadas, aumentamos a visibilidade de todo o site nos resultados de pesquisa. Com isso, fazemos um bom uso da otimização de mecanismos de busca (SEO), o que leva outras pessoas a descobrirem uma marca através do tráfego orgânico.
Podemos destacar também que, em um blog, o CTA (Call to Action) não precisa disputar com o concorrente do próximo reel ou “publi”. Nesse sentido, hiperlinks bem posicionados e textos bem-escritos, dentro de métricas adequadas, podem reter o leitor por mais tempo, guiando-o sistematicamente pelo funil de vendas.
Trata-se de um público com alto nível de qualificação, pois demonstra interesses reais e pode estar aberto ao consumo, independentemente da porta pela qual tenha chegado, se pelo Google ou pelo famoso “acesse o nosso blog”.
Conclusão
Inserir o blog na comunicação de uma marca é uma estratégia inteligente para quem quer estabelecer autoridade, construir uma relação de proximidade e ter um ambiente digital não saturado. Algo muito semelhante acontece com a newsletter, mas deixaremos este tema para um próximo artigo da MAVERICK 360.
Conheça o serviço de assessoria de imprensa da MAVERICK 360 e veja como ele pode transformar a sua marca em uma referência com uma das ferramentas mais fascinantes da humanidade, a escrita.