Rick Garcia
Diretor comercial
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Marketing Social: ações de impacto deixam marcas positivas no mundo

Campanhas de impacto são capazes de levar para o debate público discussões relevantes sobre vulnerabilidades sociais ou ambientais, instigando ações positivas e transformando a sua marca em uma referência. Este tipo de campanha é conduzida pelas estratégias do Marketing Social, uma forma de promover propósitos e criar identificação e conexão com valores. 

Nesta estratégia de comunicação, todos os recursos e esforços são dirigidos a ações positivas que buscam impactar a comunidade, como veremos a seguir.

Qual a diferença entre Marketing Comercial e Social?

O Marketing Comercial busca promover empresas e vender produtos ou serviços por meio de todos os meios de comunicação. A exemplo, podemos destacar a abordagem 360 da MAVERICK, onde especialistas de diferentes áreas da comunicação se unem para definir os movimentos mais adequados para posicionar uma marca no mercado, atrair e fidelizar clientes.

Quando voltado ao mercado, o marketing é uma ferramenta de convencimento do consumidor sobre os atributos positivos daquilo que pretende vender. Quando voltado ao social, busca estimular ações positivas.

Quando utilizar o Marketing Social?

O Marketing Social pode não dar um retorno substancial em venda de produtos e serviços, especialmente quando desassociado de estratégias de comunicação, mas, em geral, o investimento traz retornos perceptíveis pela vinculação da marca a uma causa.

Aqui não se trata da “visão, missão e valores” do Contrato Social. Trata-se de fazer uma ação positiva que contribua com a melhoria de uma situação negativa. 

Marketing Social é diferente de Responsabilidade Social

Não devemos confundir Marketing Social com Responsabilidade Social. O segundo é uma ação mais abrangente, onde a empresa busca contribuir de forma efetiva para a resolução de um problema, comprometendo-se com a sociedade, assumindo uma responsabilidade específica de forma proativa. A exemplo, podemos citar os programas contínuos de doações para causas sociais, políticas de diversidade e inclusão e programas de sustentabilidade ambiental.

Já o Marketing Social é utilizado para apoiar causas e temas relevantes. Isto pode acontecer, por exemplo, por meio de campanhas de conscientização sobre adoção, proteção de mulheres, defesa dos direitos LGBTQIAP+ ou ações como o “Papai Noel dos Correios” e eventos gratuitos no Dia das Mulheres.

Quais cuidados tomar na utilização do Marketing Social?

1. Atenção ao orçamento: faça um bom planejamento financeiro para que a campanha ou ação não seja cancelada. Eventos divulgados e não realizados podem levar a situações desagradáveis e causar a repulsa dos consumidores.

2. Evite a má reputação social: cuide para que as causas abordadas pela sua empresa não sejam conflituosas com seus serviços e produtos. Da mesma forma, todos os envolvidos na execução das ações precisam estar engajados e sintonizados com a causa. Caso contrário, há o risco de exposição dos contraditórios, como, por exemplo, a falta de diversidade e inclusão de uma empresa em campanha neste tema.

Como definir a causa que será apoiada?

Primeiramente, é fundamental que a causa faça sentido para a sua empresa. Há muitas ações que podem ser feitas, mas esteja atento aos acontecimentos de comoção popular, datas comemorativas e campanhas de conscientização. 

Campanhas que tratam sobre temas de relevância social têm o poder de furar a bolha do público consumidor. No entanto, a adesão por parte dos seus consumidores é fundamental para ter uma campanha bem-sucedida. 

Neste sentido, conhecer sua persona e entender suas dores em outros aspectos da vida te dará excelentes opções para investir em causas realmente relevantes e fazer a sua marca ter uma presença positiva no mercado.

Assim como causar prejuízos ao meio ambiente, realizar atos discriminatórios e desrespeitar os direitos trabalhistas podem levar marcas ao “boicote dos consumidores”. Ações positivas podem atrair clientes igualmente conectados com a causa que a sua empresa verdadeiramente abraçou. E com este “verdadeiramente” quero dizer “de forma genuína”.

Se você quer deixar uma marca positiva na sua comunidade por meio de uma campanha bem elaborada e conectada com os anseios dos seus clientes, conte com a MAVERICK 360!

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AUTOR DO TEXTO:
Josimar de Souza Silva
Redator
Formado em Ciências Sociais pela Faculdade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Josimar já atuou como analista e coordenador de projetos sociais e socioambientais.

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