Falar sobre a importância do Instagram na vida das pessoas já parece assunto batido, mas acredite, não é.
A plataforma, que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, segue evoluindo e já é uma das mais populares. De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, passou a ser a 3ª mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários cadastrados.
Uma pesquisa da HSR - Specialist Researchers, feita com mil pessoas das classes sociais A, B e C, que vivem nas principais capitais do país, mostrou que o Insta é a rede preferida dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 25 anos.
Outro estudo, feito pelo Opinion Box que entrevistou mais de 1.600 usuários, indicou que saltou de 84% para 92% o número de pessoas que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia, somente no Brasil. Além disso, 55% já usaram a plataforma para conversar com empresas.
Ou seja, nada oferece o apelo e o alcance do Instagram, que se mantém firme e forte como uma das preferências do país.
Instagram Business
E se isso ainda não te convenceu que é importante investir em conteúdos de qualidade no perfil do seu negócio, vou te explicar como pode fazer diferença na hora de conquistar clientes.
A rede social te dá a opção de criar o Instagram Business e através dele é possível fazer anúncios, conhecer quem são seus seguidores, acessar dados de alcance e engajamento de cada publicação, dentre diversas outras informações
Engajamento é fundamental
No Marketing Digital, o engajamento acontece quando um usuário realiza uma ação em um conteúdo. Pode ser uma curtida, um comentário e até um compartilhamento. O Instagram Business te dá acesso a essas métricas, e assim é possível entender, detalhadamente, o perfil dos seus seguidores, o que permite construir campanhas direcionadas que trarão resultados efetivos. Esse é um fator decisivo – até porque indicam se o material desenvolvido está fazendo sentido ou não para o público.
No formato profissional, existem funcionalidades que são importantes para qualquer tipo de negócio, como incluir o botão de telefone, endereço e e-mail no perfil, o que aumenta as chances de conversão, uma vez que a empresa se torna acessível para o consumidor.
Custo-benefício
Por ser de graça, o custo-benefício é grande. O valor das campanhas de marketing não são caras.
O ROI (retorno sobre investimento) do Instagram é um pouco acima da média das outras redes sociais. Você pode fazer anúncios de vários valores começando com preços abaixo de R$ 100. Ou seja, é um ponto bastante interessante para as marcas.
Valorizando as conexões
Gerar conversas é uma das melhores formas de fazer o seu público interagir com a sua marca. As pessoas pedem um conteúdo cada vez mais humano, criando conexões reais com empresas que as compreendem. É importante estar presente, responder, curtir, ficar atento ao que os clientes solicitam.
Os algoritmos sabem interpretar essa conexão. Se mais e mais usuários interagem com as suas postagens, ele entende que o seu conteúdo é relevante e o distribui ainda mais. Pense em uma relação de troca.
MAVERICK 360
Mas você tem tempo e conhecimento para cuidar do seu perfil profissional no Instagram? Planejar, criar, postar, responder e analisar?
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Texto por: Luciane Honorio