Rick Garcia
Diretor comercial
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Email marketing: dicas para aplicar nas suas campanhas

Tem muita gente que acredita que hoje o email marketing não funciona mais. Porém, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que ele dentro de uma estratégia bem utilizada, é uma ótima forma de engajar leads, clientes e também oferecer ofertas e produtos exclusivos, além de lançamentos, para a base de clientes já estabelecida.

Mas aí vem a pergunta: mas gente, ninguém abre newsletter ou email marketing. Bom, isso está certo e errado, ao mesmo tempo. Se o seu email for “só mais um” ninguém vai abrir. Porém, existem diversas formas de se destacar e aumentar muito a taxa de entrega e engajamento dos seus emails. Pensando nestas maneiras, reunimos abaixo algumas dicas que podem ser muito úteis para seu funil de vendas. Confira!

01 - Assunto, extensão e dados

A primeira coisa que todo email marketing deve ter é um assunto chamativo e que aguça a curiosidade do receptor.  Além disso, preste muita atenção na quantidade de caracteres do título: se ele for muito longo, pode ser cortado na versão mobile. Então, manter sempre entre 40 e 80 letras e espaços é o ideal.

Por fim, uma dica muito importante que serve para todos os textos que você direcionar, nos canais de comunicação da sua empresa, para o público externo: use dados. Percentuais, números de pesquisas e dados trazem o assunto para o material e o tornam mais atrativo e impactante.

02 - Equilíbrio e o correto uso da língua portuguesa

Pode parecer óbvio, mas não é. Uma news precisa ser bem escrita. Leia e releia antes de enviar, conferindo várias vezes se existem erros gramaticais ou de digitação. Ah, nunca esqueça de não utilizar caixa alta de maneira desnecessária. Além de estar incorreto, pode passar a sensação errada ao leitor. Por isso, aqui na MAVERICK 360, temos a filosofia de deixar sempre cada especialista em sua área: o ideal é que um redator publicitário ou um jornalista escreva esse tipo de texto.

Tenha também um bom equilíbrio entre texto e imagem: 40% imagem, 60% texto. E, de preferência, se for enviar email com fotos, crie o mesmo em HTML.

Use imagens, emojis, preencha o preheader mas sempre com parcimônia. Não exagere em cores, procure não utilizar o vermelho em texto (costuma caracterizar spam) e lembre-se que não é um tratado e sim um email, ok?

03 - Não esqueça do Call to Action (CTA)

O uso de CTAs é extremamente importante na comunicação online, de forma geral, e mais relevante ainda nos emails. É ele que vai direcionar o seu lead a dar o próximo passo: comprar, se inscrever, entrar na lista de espera, baixar um material, etc. 

Além disso, é importante que o direcionamento do CTA seja o mesmo ao longo do email e que ele esteja dentro de um botão de destaque, logo no início do conteúdo.

04 - Conteúdo relevante e promoções

Um bom email marketing só é um sucesso se ele for exatamente o que o seu lead procura ou, se por algum motivo ou técnica, despertar o interesse do leitor para aquele assunto. De nada adianta, por exemplo, mandar um email falando a respeito da necessidade de comprar um seguro de vida, por exemplo, a uma base de clientes de uma corretora de seguros que já possui este produto.

Ao invés disso, por exemplo, a empresa pode pensar, seguindo o mesmo exemplo acima, em uma campanha do mês de desconto para que os clientes que possuam o seguro de vida, adquiram o residencial com uma ótima promoção. Descontos, lançamentos em primeira mão e conteúdo exclusivo são ótimos exemplos de como você pode conquistar ainda mais o seu cliente e público.

05 - Descadastro, cuidado e multiplataforma

O seu email marketing também deve ter sim uma opção de descadastro. Muitos querem esconder essa opção, mas o prejuízo é grande pois, ao invés de se descadastrar, sua mensagem será marcada como spam.

Na hora de enviar um email, duas coisas são essenciais: ele deve ser pensado para ser multiplataforma, ou seja, aberto e visualizado no mobile, tablet e pc. A segunda é que a plataforma de disparo do email deve estar muito bem configurada e, a pessoa que dispara, precisa estar muito atenta para não cometer erros básicos, como por exemplo colocar o envio em cópia aberta. 

06 - Segmente e monitore

Por fim, segmente muito bem suas listas de contato, mantendo elas sempre atualizadas e monitore sempre o resultado do envio, taxa de abertura, cliques no link e outros dados que podem ser utilizados em melhorias e estratégias futuras. Afinal de contas, o sucesso de uma estratégia de marketing também baseia-se em evolução, testes e aprendizado constante!

Quer uma boa estratégia de vendas com base em emails marketing? Fala com a MAVERICK 360!

contato@agenciamaverick.com.br

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AUTOR DO TEXTO:
Rick Garcia
Sócio-diretor | Publicitário
Em sua carreira atendeu empresas reconhecidas internacionalmente, destacando entre elas a RPC (afiliada Globo), Fundação Banco do Brasil, Claro, Oi, Cyrela, THÁ, Jandira Alimentos, Chef Vergé e Bem Me Quer.

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