Quando o assunto é o Instagram, a busca por engajamento se torna quase que um objetivo. Na verdade, para muitas empresas que utilizam a rede social para captar novos clientes ou vender produtos e serviços, o engajamento é, basicamente, uma métrica fundamental para avaliar os resultados.
Com a competitividade cada vez mais alta no mercado, muita gente pode achar que investir nas "dancinhas" do TikTok é o melhor caminho. Mas é preciso ter estratégia e adaptar o conteúdo conforme o seu nicho de atuação. Em outras palavras: não adianta "fazer dancinha" só por fazer!
Pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar o engajamento no Instagram aqui neste artigo. Porém, antes de seguirmos, é importante enfatizar: não existe uma "receita de bolo'' para que isso aconteça. Estas são apenas sugestões que podem (ou não) funcionar para você e para o seu negócio. É preciso planejar, testar e avaliar conforme a sua realidade, para entender como o seu público se comporta.
Dito isso, vamos para as dicas!
Use e abuse dos stories
O story do Instagram é uma funcionalidade perfeita para criar conexão com o seu público-alvo. É interessante que você seja ativo, para que as pessoas passem a ver o seu negócio como algo mais real e palpável. Compartilhe ideias, bastidores, dificuldades, dúvidas, curiosidades… Outra dica de ouro é: use e abuse dos recursos de interação disponíveis nos stories, sempre adaptando para a sua realidade. Faça enquetes, abra caixinhas de perguntas, utilize figurinhas e nunca deixe de responder as mensagens!
Invista em novos formatos
Geralmente, os novos formatos que o Instagram libera tendem a ter um engajamento melhor. É claro que isto é proposital, afinal, a rede social quer que você utilize estas funções e, por isso, acaba entregando melhor estes conteúdos. Um bom exemplo são os Reels. Neste sentido, é possível criar os mais variados tipos de vídeos, de até 1 minuto de duração. Assim, outra dica é: fique de olho nas tendências que surgem por lá e, ao notar uma nova "trend" que pode caber ao seu perfil, não deixe de participar. Assim, as chances de ter mais visualizações e um bom engajamento aumentam.
Boas imagens são essenciais
Prefira sempre usar fotos reais ao invés daquelas de banco de imagens. Fotos e vídeos verdadeiros podem ajudar a aumentar o engajamento no Instagram porque gera mais proximidade com os usuários!
Crie uma rotina de conteúdos
Criar uma rotina de postagens ajuda a manter a constância dos conteúdos e a gerar o reconhecimento do público. Isso também pode ser facilitado caso você tenha uma identidade visual bem estruturada. Separe datas comemorativas que façam sentido para o seu negócio, planeje com antecedência, explore os stories diariamente… Enfim, ter uma estratégia traçada é essencial para obter bons resultados!
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