Não, não, você não leu errado. E se nasceu antes dos anos 2000, sabe muito bem o que é Orkut (ICQ e MSN também) e as comunidades que nele eram criadas [acesse o artigo para conhecer quais as mais populares da época clicando aqui]. Mas não estamos aqui para falar dos grupos um tanto quanto “antigos” do Orkut, e sim da mais nova e revolucionária funcionalidade do WhatsApp: as comunidades.
Primeiramente, muita calma nesta hora. O recurso da ferramenta está sendo disponibilizado gradativamente aos usuários brasileiros e promete transformar o aplicativo, principalmente quando falamos de comunicação entre empresas e público.
Vale lembrar que, quando nos referimos ao app no Brasil, precisamos ter em mente que ele é um sucesso absoluto: segundo pesquisa realizada no ano passado pela Opinion Box, é o mais utilizado pela população nos últimos anos. O mesmo estudo mostrou dados impressionantes sobre comportamento dos usuários. Podemos citar, por exemplo, que 99% deles verificam o Whats pelo menos uma vez por dia e, deste número, 35% deixa a plataforma aberta o dia todo.
Para o seu negócio
Em 2018 o WhatsApp Business foi criado para que as empresas pudessem usufruir do canal de comunicação de maneira mais assertiva e profissional. E a funcionalidade deu certo: ela é uma poderosa aliada para comunicação, vendas, suporte, assistência e relacionamento com o cliente. Na análise citada acima, este aspecto também foi levado em consideração e 80% dos entrevistados afirmam que fazem contato com companhias e empresas pelo aplicativo.
Os dados se tornam ainda mais animadores para os negócios se pegarmos a taxa de conversão: 66% dos usuários já compraram produtos ou fizeram a contratação de serviços por meio da plataforma. Se comparado com 2021, onde o percentual era de 52%, temos um aumento significativo de 14%.
*Quer saber o que esperar das redes sociais neste ano? Confira o artigo completo com as previsões clicando aqui.
Novo recurso do WhatsApp
A possibilidade de criação de comunidades no app é uma das funcionalidades mais aguardadas pois, segundo a empresa, ela permite que qualquer usuário possa ter acesso a um grupo exclusivo com um público que compartilha dos mesmos interesses, possibilitando a troca constante de informações, ideias e contatos.
Os adeptos da plataforma vão poder criar grupos de até 5 mil pessoas, incluindo a oportunidade de dividir este grupo macro em parcelas menores, agrupadas em subgrupos. Cada um dos usuários pode ter até 50 comunidades.
As funcionalidades prometem surpreender: enquetes nas conversas, chamadas de vídeo com até 32 pessoas, reações com emojis, compartilhamento de arquivos de até 2GB, definição de funções administrativas e muitas outras.
A plataforma também divulgou que os administradores podem colocar e retirar membros da comunidade, apagar mensagens com conteúdos abusivos, fazer denúncias, dentre outros recursos. De certa maneira, a novidade é similar ao Telegram com seus canais, mas com a possibilidade da criação de subcanais.
Para as empresas e pessoas jurídicas que utilizam a ferramenta para comunicação com prospects, leads, clientes e público, o recurso pode ser de grande valia pois permitirá, por exemplo, o envio de atualizações e o aviso da chegada de novos produtos para todos os cadastrados da loja de uma só vez, o anúncio de novidades e, ainda, o repasse de informações interessantes para pessoas que estão ávidas pelo conhecimento em determinado assunto.
E sua empresa, quer uma estratégia de comunicação integrada que inclua as comunidades do WhatsApp? Clique aqui e entre em contato conosco!