O desafio de criar anúncios online ainda é real. Sem a internet, a jogada era ser criativo, estudar o público e colocar a publicidade em um local em que o maior número de pessoas, que fizessem parte do público alvo de determinada marca, veria. Não haviam as métricas de entrega, alcance e interação que temos hoje. Além disso, não tínhamos a enorme concorrência e o grande número de informações que chegam hoje aos consumidores, por meio da world wide web.
Mas é bom lembrar que, embora tenha mudado, a publicidade tradicional não morreu. O diferencial é que é possível criar uma campanha integrada e interativa, que vai desde flyers, anúncios em emissoras televisivas e jornais impressos até redes sociais com recursos tecnológicos de última geração. Isso sem falar dos outros meios como newsletters, inbound, jornada do cliente, funil de vendas, website, banners e mais dezenas de canais possíveis.
Veja a lista com cinco motivos pelos quais sua empresa deve anunciar nas redes neste link.
Dando poder ao público
A maior mudança e, com certeza, a que mais impacta o mundo da publicidade é o fato de que o público consumidor pode ignorar o anúncio completamente. No YouTube, por exemplo, passar batido nos stories, bloquear banners e até denunciar como spam.
O problema é que, quando o usuário bloqueia um anúncio, o site como um todo pode ser afetado. Se ele apresentar alguma pequena falha de desenvolvimento, os bloqueadores de anúncios podem impedir o carregamento de elementos não promocionais.
Uma pesquisa realizada pela Visual Objects descobriu que:
- 64% dos entrevistados bloqueiam anúncios somente no desktop, o que aumenta as oportunidades na publicidade mobile.
- 65% das pessoas que utilizam bloqueadores de anúncios já o fazem há mais de um ano, o que leva à conclusão de que é um comportamento que já virou um hábito.
- Cerca de 56% dos que responderam e têm bloqueadores não clicam em anúncios em geral.
- 51% declarou que a frustração é maior quando os anúncios são em vídeos e interrompem o que estavam vendo.
Entre os motivos pelos quais os usuários instalam os bloqueadores temos: limitar as interrupções, aumentar o controle sobre a experiência de navegação, eliminar anúncios inúteis ou irrelevantes e não se sentir à vontade com os que mostram produtos do histórico de navegação.
Como tornar os anúncios mais atraentes
Primeiramente, as empresas e desenvolvedores do site precisam estar cientes dos bloqueadores de anúncios e codificar seus sites para que conteúdo não publicitário não acione o bloqueador.
A primeira experiência que é necessário fazer, neste momento, é lembrar que, antes de criar anúncios, também somos consumidores. E muito provavelmente você também não gosta de pop-ups pulando na tela e banners não interessantes exibindo diversos anúncios em uma mesma página. E, a não ser que seja o comercial da Maverick 360 (rs), também nos irritamos com anúncios que interrompem os vídeos. Se a Netflix começar a exibir publicidade no meio dos filmes ou séries não ficaríamos felizes.
Existem várias maneiras de tornar uma publicidade mais atrativa, mas talvez a mais relevante seja o que chamamos de “experiência de marketing” ou “marketing de engajamento”. Ele nada mais é do que tentar criar um vínculo e uma experiência entre a empresa e seus consumidores, buscando mais envolvimento com o público.
Para engajar, uma marca precisa oferecer uma experiência memorável, positiva ou excepcional, aumentando a probabilidade de que as pessoas compartilhem aquele conteúdo com família e círculo de amigos. Como sabemos, o boca a boca tem muito mais aceitação do que qualquer propaganda tradicional.
Uma das estratégias que vêm sendo utilizada é aguçar o sensorial de cada consumidor, que pode ser muito explorado nas redes sociais e aí vale usar a criatividade: carrossel de imagens, vídeos atraentes, CTAs para chamar a atenção, landing pages, renderizações em 3D, interações com QR Code e até realidade aumentada!
Cada vez mais o público associa a marca não somente com a mensagem, serviço ou produto, mas principalmente com a experiência que cerca o que é oferecido. E essa tendência tende a permanecer na sociedade principalmente por conta da pandemia do coronavírus, momento que fez a população repensar prioridades de compra e hábitos de consumo.
Quer criar experiências inesquecíveis para o público da sua marca? Manda uma mensagem para a MAVERICK 360 no site www.agenciamaverick.com.br ou entre em contato:
contato@agenciamaverick.com.br ⠀
+55 41 99980 9009⠀
+55 41 99954 7416⠀
Rick Garcia
Sócio-diretor da MAVERICK 360