Rick Garcia
Diretor comercial
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Indicações e usos do Canva no design para não profissionais

O Canva é uma das melhores ferramentas de design para não designers. Isso mesmo. Não, de forma alguma estamos falando que o recurso não é bom ou nunca deve ser utilizado. Porém, como uma agência atuante há oito anos no mercado atendendo dezenas de clientes, precisamos esclarecer alguns pontos quando se trata de design profissional.


Pontos positivos

Primeiro, vamos falar dos pontos fortes da plataforma: ela é gratuita e simples. Claro, temos a versão Canva Pro, que possui uma mensalidade, mas muitos recursos estão disponíveis na versão free. Ele tem uma interface fácil de manusear e pode ser um ótimo quebra galho quando se precisa.

Resumindo, ele é uma ferramenta para iniciantes, que possuem um conhecimento raso de design e querem começar uma presença e pequena estratégia nos canais de comunicação, de maneira amadora, bem ao estilo “do it yourself” ou “faça você mesmo”. Mas já deixamos muito claro que isso tem um limite.


Pontos negativos

Uma empresa precisa de branding, estratégia e, por meio da identidade visual, tom da comunicação, canais e redes que usa para se comunicar e transmitir informações ao público, passar conceito, exclusividade e preocupação com aquilo que faz. Aí entramos em uma das primeiras desvantagens do Canva: você não transmite os reais conceitos da sua marca.

E por qual motivo não consigo fazer isso? Você já imaginou quantas pessoas usam o padrão gratuito do Canva para criar uma logotipo sem conceito? Por isso que branding, conceito e identidade não funcionam com padrões prontos, pois eles são exatamente o que se propõem a ser: modelos prontos que todo mundo pode usar e, no fim das contas, você encontra vários canais de comunicação de empresa parecidos uns com os outros, logotipos idênticos sem identidade e conceito e marcas com um enorme potencial com uma identidade fraca.

Já escrevemos um artigo a respeito de como o design pode agregar na sua estratégia de comunicação. Clique aqui e acesse o conteúdo!

Rick Garcia, sócio e diretor de criação da MAVERICK 360, que também é diretor de arte, designer e publicitário, ressalta a falta de identificação. “Não é uma obra original. Não originou-se do branding do seu trabalho, não demonstra sua própria identidade e é fruto de algo padronizado. Então não seria difícil ver artes muito parecidas com a sua por aí. Para quem não quer investir em algo PROFISSIONAL, o Canva é uma boa saída para não se perder TANTO no quesito qualidade”. 


Um dos designers da agência, Bruno Moraes, também explica que não tem problema com a utilização do aplicativo, visto que ele pode ser um ótimo “quebra-galho” pois pode ser aberto no celular. Porém, ele deve ser usado com cuidado e parcimônia. “Não tenho preconceito com o app em si, mas sim com o fato de acharem que, porque ele faz tudo "mais fácil", a criação deve ser assim. O processo de criação envolve estudo, técnica, referências, pesquisa e um aprofundamento que o Canva jamais vai te dar. Criação é, além de muitas coisas, construída com base em conceitos e diferenciais”, afirma o profissional. 

Por fim, nosso mentor e sócio explica que existe uma máxima do design que diz que não importa a plataforma, o que importa é quem está por trás dela. Designer faz arte até em vidro sujo de poeira no carro, faz coisa bonita até no Excel ou Paint. Ferramentas servem para melhorar ou otimizar o trabalho, mas a arte é o profissional que faz.

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Fabíola Cottet 

Sócia-diretora da MAVERICK


AUTOR DO TEXTO:
Fabíola Cottet
Sócia-diretora | Jornalista
É co-autora do livro "Em pauta: manual prático da comunicação organizacional", publicado pela Editora Intersaberes. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e gestão de crise.

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