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Case de sucesso MVRK 360: redes sociais do banco BR Partners

Nós já contamos aqui sobre o BR Partners — o maior banco de investimentos independente da América Latina e um dos principais cases da agência. Mas, hoje, vou abordar um pouco mais sobre o desafio que é desenvolver as redes sociais de uma empresa num setor altamente regulamentado e permeado por muitas questões estratégicas — não basta ser criativo, é preciso comprometimento e muita dedicação.

Esse projeto — que já desenvolvemos desde janeiro de 2023 —, demandou (e ainda demanda) muito estudo por parte de toda a equipe envolvida, muito cuidado com o conteúdo produzido e, acima de tudo, entendimento sobre a complexidade do setor. 

Conteúdo textual

“No início foi bastante desafiador entender quais propostas a gente poderia trazer pensando em inovar o que já era produzido por eles e, ao mesmo tempo, alinhar isso à estratégia do banco”, conta Jéssica Ramiro, coordenadora de redação da MAVERICK 360 e jornalista responsável pela curadoria de conteúdo das redes sociais.

E é preciso também saber abrir mão de algumas ideias, eventualmente, e admitir que o conteúdo é cíclico: às vezes, uma série de posts, por mais interessante que possa parecer, tem prazo de validade. “Nós temos um trabalho bem grande de curadoria, entendendo o que e quando devemos publicar algo, além de, periodicamente, propormos novas editorias que façam sentido e renovem a comunicação”, afirma Jéssica. 

O BR Partners está presente no LinkedIn e no Instagram e tudo o que é produzido para essas duas redes precisa estar alinhado à estratégia de negócios da companhia, considerando quais são, de fato, os seus públicos e o comportamento de potenciais seguidores, além da regulamentação já estabelecida para o mercado, que é bastante complexa e precisa ser cumprida à risca. Para a jornalista e redatora responsável pelos conteúdos do BR Partners durante mais de um ano, Jéssica Oliveira, a produção das redes de um banco de investimentos tem camadas que precisam ser muito bem consideradas.

Numa área tão complexa, a questão não é surfar na onda do hype e fazer algo apenas porque está todo mundo fazendo. “Achar o tom correto foi um dos primeiros desafios que eu enfrentei. Tem que ser mais sóbrio, sério, mas, ao mesmo tempo, não pode ser burocrático, chato ou muito engessado. Além disso, não dá para entrar em todas as trends e nem sempre é possível usar todos os recursos das redes em razão da regulamentação ou porque simplesmente não faz sentido para o negócio”, explica Jéssica Oliveira. 

Outro fator fundamental é a humanização. Por ser um banco e, principalmente, por estar mais inserido no mercado B2B, humanizar as redes foi um ponto importante da estratégia que se mostrou decisivo para o crescimento dos perfis e para que, cada vez mais, eles venham se posicionando como referência. 

“Criamos algumas séries com o objetivo de mostrar um pouco mais as pessoas que fazem o BR Partners ser a empresa que é. Duas delas são sucesso absoluto: ‘Aprendi no BR Partners’ e ‘Momento-chave’, ambas em vídeo”, diz a redatora. A primeira traz depoimentos de diferentes colaboradores falando sobre o que aprenderam durante a sua trajetória na instituição. Na segunda, os executivos trazem algum acontecimento importante pelo qual passaram ao longo das suas carreiras e que gerou algum tipo de aprendizado.

Outra série bastante comentada é o “Descomplicando”, que busca educar o público e trazer informações relevantes sobre os principais jargões e termos do mercado financeiro, tornando esse universo mais claro para quem interage com as páginas do cliente.

Identidade visual das redes


Um ponto importante para as redes sociais — e para o banco, de forma geral — foi o desenvolvimento de uma identidade direcionada para as publicações. O BR Partners já contava com um logotipo estabelecido e bem construído, no entanto, não havia um manual de marca mais completo para orientar as criações.

“Nós desenvolvemos, inicialmente, a identidade das redes. Mas essa linha foi tão aprovada pela companhia que acabou se tornando padrão para toda a comunicação, e aí aconteceu o caminho inverso: só depois de desenvolvermos a ID pros posts é que fizemos o manual de marca contendo todos os grafismos, elementos, cores e direcionamentos”, lembra Bruno Fernando, coordenador de design da MAVERICK 360 e designer responsável pela identidade do BR Partners.

Ser moderna, conectar seriedade e tecnologia e, ao mesmo tempo, mostrar que a instituição não é um banco tradicional, foi a principal proposta. Além disso, os conteúdos costumam ter muitas informações imprescindíveis, o que faz com que as artes tenham que ser bem equilibradas. “Trabalhar a hierarquia da informação é fundamental. Outro recurso que utilizamos muito são os motions, que permitem que a gente comunique tudo o que é necessário de uma forma mais dinâmica”, afirma o designer.

A construção da identidade também se mostrou um ponto forte nas séries recorrentes. “Cada uma tem o seu próprio padrão estabelecido, mas todas seguem a linha-mestre da ID. Assim, conseguimos ser criativos, propondo novos modelos, mas sempre mantendo a unidade”, comenta Bruno.

Para os conteúdos visuais, a humanização também foi um ponto a ser considerado, incluindo, ainda, um direcionamento de que as imagens mostrem sempre algo mais positivo, sem gráficos ou linhas em declínio, e com ilustrações e composições voltadas às áreas de finanças, com elementos que fazem alusão às siglas e significados. Por fim, sempre que mostramos pessoas, são imagens reais, de quem realmente atua na corporação. 

Estratégia e monitoramento 


Este é um case que acumula ótimos resultados. Mas, talvez, o mais importante deles seja construir e consolidar a imagem da companhia nas redes sociais, com os perfis crescendo e interagindo com um público que realmente tem sinergia com o cliente. Conquistamos mais de 8 mil seguidores no LinkedIn, chegando a mais de 23 mil no período. No Instagram, já passamos da marca dos 10 mil. 

“Sem dúvida, esse crescimento é fruto de um trabalho de performance e de construção de conteúdo bem feito, bem estruturado, sem compra de seguidores e sem a utilização de subterfúgios que geram números, mas que não trazem resultados reais”, afirma a jornalista Fabíola Cottet, sócia-diretora e mentora da MAVERICK 360. 

Por fim, uma boa estratégia de redes sociais não pode deixar de lado a ponta final do trabalho. Não adianta nada produzir bons conteúdos, conquistar seguidores e não interagir com o público. Por isso, o monitoramento dos conteúdos publicados também foi um desafio, com um grau de complexidade alto em relação às respostas em nome do banco. 

Para conseguirmos ser assertivos e responder no menor tempo possível, desenvolvemos um arquivo de FAQ bastante completo, buscando atender as principais dúvidas e questionamentos que poderiam chegar. Dessa forma, produzimos respostas completas e assertivas para todas as questões que chegam. “E atualizamos esse arquivo sempre que necessário, à medida que novas perguntas chegam, com temas que eventualmente ainda não tenham sido contemplados”, conta Joe Monteiro, social media responsável pelas publicações e monitoramento da conta.  

A MAVERICK 360 é especialista em projetos de alta complexidade e de setores regulamentados. Além do BR Partners, atuamos com gestoras de créditos de carbono, escritórios jurídicos, bancos e outras empresas do mercado financeiro. 

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AUTOR DO TEXTO:
Guta Bolzan
Gerente | Jornalista
Atua com comunicação há mais de 16 anos, possui vasta experiência com comunicação pública e gerenciamento de crise e já atendeu contas de relevância regional e nacional, entre as quais: Governo do Estado do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Laboratórios Frischmann Aisengart, Marel Brasil, Grupo PoliService e Grupo Ecoverdi.

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