Fundado em 2009, o BR Partners é o maior banco de investimentos independente da América Latina e, quando falamos em case de sucesso, ele é um dos principais da agência. Somos, desde janeiro de 2023, responsáveis pelo marketing digital da companhia, incluindo tudo que isso engloba: planejamento de redes sociais orgânicas, confecção de conteúdos e artes, monitoramento, SAC, performance analítica e relatórios com análises, além de atendermos a assessoria de imprensa da instituição.
Acima de tudo, quando falamos de estratégias de divulgação, sempre ouvimos a expressão “comunicação integrada” e, com o banco, a integração das estratégias é, sem sombra de dúvida, nosso maior trunfo. E, além da junção de todos os pequenos elementos que fazem parte de um plano de comunicação, a empresa está na área de clientes da qual somos especialistas: regulamentada e de grande complexidade. Instituições financeiras de maneira geral têm sua comunicação regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
*Falamos mais de comunicação integrada e planejamento neste artigo do nosso blog.
Desafios
Em se tratando de regulamentação de comunicação por órgãos (instituições financeiras, odontologia, medicina, direito, etc) em adição ao profissionalismo e expertise da equipe, precisamos ter especialistas em conteúdo destes setores: os profissionais que produzem os materiais têm o desafio de estarem sempre por dentro do mercado, evoluindo e atualizando constantemente seus conhecimentos das regras impostas para a publicidade, marketing e comunicação dos setores.
Para a coordenadora de redação da MAVERICK, Jéssica Ramiro, o BR Partners é um grande desafio. “Ele é desafiador, o que torna o processo muito rico em aprendizado. Criar conteúdo de site para eles foi muito instigante, um adicional de conhecimento muito importante para a minha carreira. Nos conteúdos de maneira geral também somos sempre muito estimulados a buscar informação e sair da zona de conforto, pois além da complexidade do setor, temos a questão da regulamentação. No entanto, os desafios são o que me movem. Então, para mim, a evolução é visível: todo dia um aprendizado novo”, conta a jornalista.
Quando falamos em logotipo, já possuímos um bem formado e presente do BR Partners. Porém, o coordenador de design da MAVERICK 360, Bruno Fernando, relata que foi necessário encontrar a identidade visual do banco, para que conseguíssemos trazer uma nova proposta aos canais. “No início não tínhamos um manual de marca, fizemos esse documento para definições. Essa foi a base e parte fundamental para balizar esse padrão. Nossa ideia foi deixar mais moderno e fazer a conexão entre seriedade, tecnologia e modernidade, mostrando que a instituição financeira não é um banco tradicional”, relata o profissional.
Outro estudo realizado para direcionar o aspecto visual foi o de imagens. “Utilizamos sempre expressões positivas e naturais, fugindo de figuras caricatas e exageradas que, por vezes, são aplicadas na identidade de outros bancos. Trabalhamos mais composições voltadas às áreas de finanças, com elementos que fazem alusão às siglas e significados; os ícones nos ajudaram muito a trazer esse padrão mais neutro, inclusive nos motions. Como temos muita informação, os vídeos são essenciais para apresentarmos o conteúdo de uma forma mais dinâmica e rica”, explica Bruno.
Assessoria de imprensa
O trabalho de assessoria de imprensa para o BR Partners, ao longo de pouco mais de um ano na MAVERICK 360, rendeu muitas publicações. No entanto, ao contrário de muitas empresas e profissionais que chegam até a agência com a necessidade da contratação de assessoria para se tornarem conhecidos pela mídia e referência na área em que atuam, o BR já assessorou mais de R$ 420 bilhões em transações na área de investment banking e mais de R$ 22,7 bilhões em emissões de dívida pelo Mercado de Capitais. Em junho de 2021, o IPO do BR Partners levantou cerca de R$ 400 milhões em capital. No mesmo ano, o banco recebeu duplo upgrade das agências de rating Fitch e Moody’s, de ‘A+(bra)’ para ‘AA-(bra)’.
Seu sócio-fundador e CEO, Ricardo Lacerda, tem passagens por importantes instituições financeiras do Brasil e do mundo e é considerado um dos maiores especialistas em operações de fusões e aquisições de empresas do país. Ou seja, reconhecimento e histórico o banco tem de sobra, tanto pelo sucesso ao longo dos anos como pela imagem de seu CEO: Lacerda é um dos banqueiros mais respeitados do país, tanto pela imprensa como pelo mercado financeiro.
A jornalista, assessora de imprensa e gerente da MAVERICK 360, Guta Bolzan, declara que coordenar todo esse processo com a instituição sempre foi muito satisfatório e desafiador. “Para mim, o maior desafio foi realmente a comunicação 360, atendendo todas as necessidades do cliente, desenvolvendo um novo tom de voz do banco, fazendo uma imersão profunda no cliente, alinhando expectativas, dores, o que era importante e o que queriam comunicar. Hoje ele é um case de sucesso pois conseguimos atender às expectativas”, comemora a gestora.
Do ponto de vista de imprensa, para Guta, o cliente fala por si, mas o desafio foi integrar as pontas e fazer as coisas acontecerem, além de expandir os canais de comunicação. “O segmento é difícil e de alta complexidade, mas é muito satisfatório ver a coisa acontecendo”, comemora.
Ao longo desse tempo de parceria, foram emplacadas matérias em veículos do universo financeiro, como InfoMoney, Money Times, Euromoney, Valor Econômico, Valor Investe, Folha de S. Paulo, Estadão, Investing.com, Trade News, Space Money, Guia do Investidor, Bloomberg, Bloomberg Línea, Monitor Mercantil, Brasil Econômico, LatinFinance, ADVFN e Financial Times. Esse resultado acumulou mais de R$ 200 milhões em mídia espontânea.
A MAVERICK 360 é especialista em projetos de alta complexidade e de setores regulamentados. Além do BR Partners, atuamos com gestora de crédito de carbono, escritórios jurídicos, bancos e outras empresas do mercado financeiro.
Quer saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e entre em contato!