De maneira geral, o briefing é um documento que serve como guia para a execução de um projeto, plano ou estratégia. A palavra, em português, quer dizer “instruções” e é exatamente para isso que ele serve: trazer informações claras, sucintas e objetivas para guiar o trabalho a ser realizado. Um briefing completo contém, além dos objetivos que se pretende atingir com o job, orientações específicas de como atingi-los.
Na MAVERICK 360, o briefing é o pontapé inicial para qualquer trabalho, desde planejamentos e campanhas mais complexas, até a criação de um material gráfico simples. Ele deve conter diversos dados como: informações sobre a empresa ou cliente, área de atuação, público, informações básicas de personas, objetivos do projeto, aspirações, etc.
Claro que os diferentes trabalhos exigem briefings distintos. Para a jornalista e mentora da MAVERICK 360, Fabíola Cottet, “um briefing bem estruturado garante, em partes, o sucesso de um projeto. Mas existem perguntas e respostas diferentes para cada job que deve ser executado. Quando falamos em estratégias de marketing digital, por exemplo, precisamos de algumas informações específicas sobre o cliente que, para uma identidade visual, não são necessárias e vice-versa”, explica.
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Abaixo elencamos alguns pontos para que um briefing seja executado com sucesso, confira!
Organização
A gerente de atendimento e jornalista da MAVERICK 360, Guta Bolzan, ressalta o quanto um briefing bem estruturado reflete na organização de um projeto. “Podemos segmentar o documento de várias maneiras e direcioná-lo para equipes específicas, dando orientações assertivas. Se direcionamos por equipe, por exemplo, os times de planejamento, criação, conteúdo e mídia, já irão saber exatamente qual é a parte que lhes cabe na execução do projeto e também em qual etapa do processo eles devem atuar, facilitando e organizando o trabalho”, afirma.
Objetividade e direcionamento
Outra funcionalidade bem importante desta organização e direcionamento iniciais é exatamente isso: direcionar. Quando os processos, dentro de uma agência ou qualquer outra empresa, são bem definidos, desburocratizados e descomplicados, evitam-se retrabalhos, refações desnecessárias e poupa-se tempo e dinheiro.
Além disso, ele tem um papel super importante para atingir os objetivos de maneira mais objetiva e sem percalços desnecessários no meio do caminho.
Elaboração do briefing
Agora que já citamos as vantagens e utilidades do briefing, o caminho é mostrar como ele pode ser elaborado. É claro que, como a Fabíola ressaltou, estes pontos podem (e devem) ser modificados de acordo com o perfil de cada cliente.
01 - Informações básicas:
- Histórico do cliente;
- Dados da empresa;
- Posicionamento da marca;
- Políticas e crenças;
- Número aproximado de faturamento;
- Potencial e objetivos da empresa.
02 - Produto ou serviço:
- Características;
- Produção e distribuição;
- Capacidade;
- Diferenciais e soluções;
- Visão do mercado;
- Custo e lucro da companhia.
03 - Público e mercado:
- Idade, gênero, renda, escolaridade, profissão, hábitos de consumo, regionalidade;
- Fatia do mercado e dominância da empresa;
- Sazonalidade e fatores externos de influência;
- Concorrentes diretos e indiretos, incluindo posicionamento de mercado e estratégias dos mesmos.
04 - Objetivos, orçamento e cronograma:
- Lançamento, maior participação do mercado ou intensificação de vendas;
- Conversão ou branding e posicionamento;
- Verba disponível e custos;
- Prazos, etapas e entregas.
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