Reposicionar uma marca no mercado mantendo a essência da sua identidade visual é, sem dúvida, um grande desafio. E é mais desafiador ainda quando há uma mudança de público. Este foi o caso da healthtech bem.care, que não só mudou o posicionamento inicial como, também, passou de uma startup B2C para B2B. A empresa surgiu como um app direcionado para pessoas físicas, mas, com o tempo, passou a atender necessidades de empresas, fornecendo serviços direcionados para a saúde ocupacional e apoio para a área de Recursos Humanos de diferentes empresas nessa questão.
Esse processo aconteceu ao longo de pouco mais de um ano e envolveu três principais etapas: reavaliação da identidade visual e reposicionamento nas redes sociais e, depois, uma profunda mudança na identidade verbal da empresa. Também fomos responsáveis pelo desenvolvimento de conteúdos técnicos, sobre as normas regulamentadoras (NRs) do setor para o blog da empresa, além da produção de newsletters.
Identidade visual e redes sociais
A marca não queria abandonar a identidade antiga, que já era bem posicionada e bem construída. Mas faltavam elementos de apoio para os materiais gráficos - principalmente para os conteúdos de redes sociais. Também havia um desafio: por ser uma empresa muito focada em tecnologia, a bem.care tinha como direcionamento a não utilização de imagens de pessoas nos seus conteúdos.
“Contornamos essa questão com um pack de ilustrações que representava diversas profissões, assim conseguimos trazer boas alternativas, sem deixar a humanização de lado. Além disso, como solução para criar esse elemento de apoio para os materiais, nos apropriamos do ponto que já faz parte, inclusive, da grafia do próprio nome da empresa”, explica Bruno Fernando, coordenador de design da agência e responsável pelo direcionamento visual desse projeto.
O especialista também destaca uma questão importante para esse cliente: a bem.care tinha uma comunicação mais jovial - que precisava ser mantida - ao mesmo tempo em que precisava transparecer muita seriedade no relacionamento com outras empresas. A linha visual foi fundamental para garantir que esses dois pontos fossem atendidos.
Eixo narrativo e produção de conteúdo
Nessa transição entre B2C e B2B também foi fundamental considerarmos a complexidade da área. Em geral, o setor de saúde já é complexo e altamente regulamentado. No caso da bem.care, no entanto, havia um fator extra: o fato de estarmos falando sobre saúde ocupacional. Então precisamos entender de maneira aprofundada sobre normas técnicas e sobre as dores dos clientes em potencial. “Para atingir esse objetivo, a comunicação integrada nos diferentes canais se mostrou a melhor estratégia. Produzimos conteúdos ricos de blog, newsletters, motions e posts estáticos com diferentes abordagens, para garantir que a mensagem fosse transmitida de forma efetiva”, conta Fabíola Cottet, sócia-diretora da MAVERICK 360.
Para atender aos diferentes objetivos de comunicação do cliente, a produção de conteúdo sempre partiu de um processo aprofundado de curadoria. “Nós precisávamos entender com quem estávamos falando, qual era o foco desse conteúdo, o que a empresa fazia, como fazia e quais eram as suas diferentes vertentes - visto que em cada uma delas nós nos comunicávamos com um tipo de público. Então a curadoria era a base de tudo”, explica Jéssica Ramiro, coordenadora de redação da agência.
Ao longo do período do trabalho, houve uma nova mudança de direcionamento - na verdade, uma ampliação, por assim dizer, dos serviços oferecidos pela empresa. Com isso, foi necessário adaptar a comunicação mais uma vez, para englobar esse novo objetivo.
Para deixar todos os diferentes setores da bem.care alinhados e se comunicando de maneira efetiva com os diversos públicos, desenvolvemos um eixo narrativo. Nele, definimos questões importantes, como o tom de voz, identidade verbal, manifesto, expressões e palavras sagradas, entre outros direcionamentos de linguagem que orientam todo e qualquer material que será produzido com a assinatura da empresa e, inclusive, servem de base até mesmo para comunicações mais simples, como retornos oficiais por WhatsApp e demais interações com clientes.
O novo site da empresa já foi desenvolvido seguindo esse documento e a bem.care deixou de ser apenas uma plataforma de gestão de saúde ocupacional e se tornou um ecossistema de saúde corporativa. Hoje, a empresa atende mais de 100 mil pessoas e tem cerca de 3 mil parceiros – entre hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais autônomos. Com uma comunicação integrada eficiente, todas as pontas envolvidas recebem informações adequadas à relação que mantêm com a empresa, com um discurso uniforme e alinhado ao propósito da healthtech.
A MAVERICK 360 é especialista em projetos de alta complexidade e de setores regulamentados. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e entre em contato.